Após dez anos de atuação no Brasil, a rede de comida mexicana Taco Bell vai mudar de mãos. A partir de janeiro, a operação local passa a ser conduzida pela americana Yum Brands, que é a dona global da marca. Com a iniciativa, a holding Sforza, do empresário Carlos Wizard, que trouxe a lanchonete para o País em 2016, permanece apenas como franqueada.

Além de assumir o comando do negócio no Brasil, a Yum Brands nomeou o executivo Tito Barroso para assumir como CEO da Taco Bell no País. Antes, ele era diretor regional para a América do Sul das redes Burger King e Popeyes, da Restaurant Brands International (RBI), controlada pela 3G Capital.

“A Sforza teve um papel importante de entrada no Brasil. Mas foi feito um acordo para que a Yum Brands assumisse a operação. Agora, tudo muda. Eles cuidavam de tudo e agora vem para nossas mãos. Vamos ter equipe própria e administrar todo o negócio”, diz Barroso, em entrevista ao NeoFeed.

“Vamos ter um olhar cada vez mais forte para o Brasil. Foi uma solução de ambas as partes que foi benéfica para todos. Onde a Yum Brands decidiu entrar na operação, passou a crescer de forma mais rápida”, completa o executivo.

A Taco Bell tem atualmente 34 lanchonetes em cinco estados (São Paulo, Rio de Janeiro Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul) e no Distrito Federal. A maior parte está em São Paulo. Até o fim do ano, a expectativa é de inaugurar mais seis e fechar 2025 com 40. A meta é alcançar 200 lojas no Brasil até 2030.

Isso significaria uma média de abertura de pelo menos 30 restaurantes por ano, o que equivale uma loja a cada 12 dias, um ritmo de expansão quase dez vezes maior do que o implementado pela Sforza no Brasil.

Levando em conta as 40 lojas abertas nos dez anos de comando da holding de Wizard, a média foi de quatro por ano. Das atuais lojas da Taco Bell no Brasil, 21 são de responsabilidade do grupo Sforza e 13 de outros franqueados.

A mudança de comando está relacionada a um volume de investimentos que a companhia projeta para os próximos anos. O Brasil está na lista de seis mercados prioritários que a Yum Brands irá se concentrar como foco de crescimento, ao lado de China, Reino Unido, Espanha, Austrália e Índia.

“Isso significa ter uma equipe própria de marketing, posicionamento de marca, cardápio, precificação, cadeia de suprimentos e estratégia de novos franqueados. Tudo isso passará por nós. É a primeira presença direta da companhia no Brasil”, diz Barroso. A Yum também já opera de forma direta a Taco Bell no Reino Unido.

Além da Taco Bell, a Yum Brands é dona globalmente das marcas KFC e Pizza Hut. No mundo, a rede de comida mexicana tem cerca de 8,8 mil lojas em 37 países. Mais de 7,5 mil estão nos Estados Unidos.

No plano de expansão da rede no Brasil, a estratégia é justamente em aumentar o número de lojas nos estados em que a Taco Bell já está presente, principalmente pela oportunidade de ampliar a consolidação da marca.

Dos 40 restaurantes que a Taco Bell terá no Brasil até dezembro, 37 delas são em shopping centers. Somente três são lojas de rua e operações com drive-thru. Mas a tendência é mudar esse modelo e, em cinco anos, ter 40% das unidades nas ruas, que são maiores e mais lucrativas.

“No shopping, a gente fica um pouco refém quanto à questão de horário. Isso prejudica nossa operação, principalmente a operação de delivery. Tendo lojas em ruas, isso acaba ficando totalmente sob nosso controle”, explica Barroso.

Levando em conta o volume de investimentos para construção das lojas, com valor médio de R$ 1,5 milhão, a expectativa é que sejam investidos, nos próximos cinco anos, pelo menos R$ 240 milhões para atingir a meta de 200 restaurantes no País. A maior parte desses investimentos será feita pelos franqueados.

No Brasil, o KFC é comandado pelo Kentucky Foods Chile, do grupo equatoriano Serrano. No caso da Pizza Hut, a operação brasileira está a cargo da International Meal Company (IMC).

Wizard foca na operação e expansão

Procurado pelo NeoFeed, o empresário Carlos Wizard confirma a entrada da Yum Brands na operação brasileira da Taco Bell. Segundo o empresário, cuidar da gestão da marca e de suas lojas próprias estava afetando a rentabilidade do negócio.

“A gestão vai ficar com a matriz. Foi uma negociação de seis meses. Eles assumem tudo. A nossa receita principal está nas lojas. Quando é preciso cuidar de toda a rede e dar suporte aos franqueados, a conta não fecha”, afirma Wizard, acrescentando que também irá contribuir com o setor de expansão da rede.

Carlos Wizard, do Grupo Sforza

“Chegamos ao acordo para a Yum Brands assumir. Eles fazem o que sabem fazer, que é operar, e a gente faz o que gente sabe fazer, que é expandir. Isso vai me ajudar até a crescer mais”, explica Wizard.

No início, o empresário lembra que o plano de expansão foi intenso. No primeiro ano, a holding de Wizard abriu 20 lojas da rede de comida mexicana no País, que o colocou como o primeiro franqueado no mundo que abriu esse número de restaurantes em 12 meses.

“Entendíamos que havia espaço para a inauguração da rede no Brasil e que havia mercado para isso. Fomos conversar com os americanos. E eles toparam”, conta.

Ele reconhece que o período da pandemia da Covid-19, em que os shoppings tiveram que fechar suas portas, afetou o ritmo de crescimento da Taco Bell no Brasil. “Tivemos que manter a equipe e passamos a fazer entregas, mas não dava para alcançar o ponto de equilíbrio. Mas conseguimos superar esse período”, lembra.

Olhando para o futuro, das seis lojas que serão abertas até dezembro no País, todas são do grupo de Wizard (Osasco, Sorocaba, Santos, Limeira, São Paulo e a sul-matogrossense Campo Grande). Os investimentos com a construção, segundo o dono do grupo Sforza, chegam próximos a R$ 10 milhões.

Do plano de abrir mais 160 lojas em cinco anos, pelo menos um terço (entre 50 e 60 lojas) será aberto pelo grupo Sforza. Já estão no horizonte cidades como Curitiba e Maringá. “Estamos mapeando as cidades com grande potencial e conversando com potenciais parceiros”, explica.

“E apoio o plano da matriz de ampliar a presença no mercado paulista e nas cidades próximas de outros estados. Essa ampliação deve ficar em um raio de até 500 quilômetros da cidade de São Paulo”, diz Wizard.

Além de Taco Bell, o grupo Sforza possui cerca de 300 franquias de redes como Pizza Hut, KFC, Viena, além do licenciamento das marcas Topper e Rainha. Wizard também atua no setor educacional, com a marca Wise Up.