Com as vendas da Black Friday apontando para o segundo ano seguido de queda, as ações do Magazine Luiza e das Casas Bahia registraram os piores desempenhos entre os papéis do Ibovespa no pregão desta sexta-feira, 24 de novembro.
As ações do Magazine Luiza fecharam o dia com queda de 8,29%, a R$ 1,99, enquanto os papéis da Casas Bahia recuaram 8,62%, a R$ 0,53. O Ibovespa fechou em baixa de 0,89%, aos 125.444 pontos.
Em meio a um cenário pouco propício para o consumo no País, os primeiros dados mostram que a Black Friday de 2023 será novamente de contração das vendas, situação inédita nos 13 anos em que a ação promocional é realizada no País.
Segundo levantamento feito pela Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados com foco em e-commerce, em parceria com a ClearSale, na quinta-feira, 23 de novembro, na véspera da Black Friday, foram feitos um total de 1,8 milhões de pedidos no e-commerce. O resultado representa uma queda de 8,6% em comparação ao mesmo período de 2022.
Os dados da Confi.Neotrust e da ClearSale apontam ainda que houve uma queda de 2,1% no faturamento em comparação ao ano passado.
Magazine Luiza e Casas Bahia têm alta exposição a produtos da linha branca e linha marrom, que necessitam de concessão de crédito para impulsionar as vendas, o que tem impacto em seus resultados e vendas, diante do cenário de juros ainda altos.
Do lado da Casas Bahia, pesou ainda o rebaixamento na nota de crédito da companhia pela S&P Global Ratings. A agência de classificação de risco revisou de brA- para brBB-, em escala nacional, a ação da varejista.
“Mesmo que o e-commerce de Magazine Luiza e Casas Bahia tenha amplo sortimento, o grande chamariz de ambas é a linha branca e marrom”, diz Ana Paula Tozzi, CEO AGR Consultores. “Quem tem forte presença em linha marrom e branca deverá estar entre os grandes perdedores da Black Friday.”
Nomes como Mercado Livre e Amazon tendem a ter desempenho melhor, uma vez que são vistas como porta de entrada para uma série de produtos que apresentam demanda e não obrigam o uso de crédito.
“Os competidores do Mercado Livre estão performando muito mal, enquanto o Mercado Livre está ganhando mercado”, diz. “Ele é o grande vencedor dessa Black Friday”, diz Fernando Ferrer, analista da Empíricus.
Enquanto as ações do Magazine Luiza e da Casas Bahia sofreram, os BDRs do Mercado Livre fecharam o dia com alta de 1,01%, a R$ 62,72.
Apesar do desempenho fraco nesta sexta-feira, as ações de Magazine Luiza e Casas Bahia acumulavam altas de 63,1% e de 29% em novembro até quinta-feira, com Ferrer apontando para um short squeeze nos papéis, provocado pela perspectiva de fim das altas dos juros nos Estados Unidos.
No ano, porém, as ações do Magazine Luiza recuam 27,4% e os papéis da Casas Bahia caem 74,7%, levando a valores de mercado de R$ 13,2 bilhões e R$ 853,4 milhões.