Brasília - A senadora Tereza Cristina (PP-MS) lança na quarta-feira, 25 de fevereiro, em Brasília, o Instituto Diálogos para travar debates econômicos e políticas públicas em áreas como agronegócio, geoeconomia, produtividade, mercado de trabalho, previdência e infraestrutura.

Concebido por mais de dois anos, o instituto nasce com um conselho de administração presidido por Tereza e formado por oito empresas sócio-fundadoras, inclusive multinacionais: Itaú, Cargil (trading), Yara (fertilizantes), Corteva (biotecnologia), Cocamar (cooperativa agrícola), FS (agroindústria), Hidrovias do Brasil (Grupo Ultra) e Tereos (etanol).

Ao NeoFeed, Tereza pondera que o instituto é apartidário e não terá atuação política. Liderança do setor de agronegócios no Brasil com passagens por vários partidos como PSB e DEM, Tereza foi ministra da Agricultura na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e é frequentemente cotada para compor uma chapa presidencial no campo da direita. Ela também já presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

“Analisamos vários institutos no Brasil e senti a falta desde lá atrás de algumas coisas. Eu tinha um inconformismo de que a gente tem debates muito rasos no País e acho que precisamos de debates mais profundos”, diz ela.

A senadora conta que o instituto vai promover seminários e debates com acadêmicos, pensadores e empresários de diversos segmentos da economia. A ideia é levar propostas e ideias a governos, academia e entidades da sociedade civil. O primeiro seminário será sobre o tema geoeconomia e está previsto para acontecer no fim de maio, em São Paulo.

“Queremos chamar gente de todos os lados para aprofundar a discussão dos temas mais importantes para o País”, afirma. “Depois da geoeconomia, queremos tratar de produtividade e podemos montar também grupos de trabalho para fazer imersão nos assuntos.”

Tereza ainda não revela nomes, mas o NeoFeed apurou que um nome cotado para o primeiro painel seria o de Fareed Zakaria, escritor, apresentador da CNN americana e analista de geopolítica e assuntos internacionais. Seu instituto quer chamar personalidades e nomes respeitados em suas respectivas áreas, tanto brasileiras como estrangeiras.

Ela explica, no entanto, que o Diálogos não será um instituto focado em propor legislações de interesse de determinados setores específicos - como é o caso do Instituto Pensar Agro (IPA), que funciona como braço técnico da FPA, mais conhecida como bancada do agronegócio no Congresso.

O IPA é composto por mais de 50 entidades que representam a agropecuária no Brasil e assessora a bancada do agro nas discussões dos projetos de lei que tramitam no Congresso.

“O instituto é apartidário. Não é ligado ao PP [partido dela] nem a nenhum partido. Quero isenção total para discutir os temas e ouvir todas as partes interessadas: iniciativa privada, academia”, afirma a Senadora.