O Safra está no mercado em busca de interessados na Alfa Seguros. Quase três anos após o anúncio da transação de pouco mais de R$ 1 bilhão do conglomerado financeiro da família de Aloysio de Andrade Faria (1920-2020), a seguradora deixou de fazer parte dos planos do banco comandado por David Safra.

O NeoFeed apurou que o Safra busca um valor de 15 vezes o resultado operacional desse segmento de negócios. A transação está sendo conduzida pela própria equipe do banco.

De acordo com o balanço do banco, no primeiro semestre deste ano o resultado operacional foi de R$ 20 milhões e o financeiro, de R$ 5 milhões.

Essa área de seguros gerais tem R$ 1,2 bilhão em ativos e equivale a cerca de 5% do negócio. A parte de vida e previdência, com R$ 30,5 bilhões em ativos, responde praticamente pela totalidade do balanço do segmento no Safra.

De acordo com fontes de mercado ouvidas pelo NeoFeed, o Safra está encontrando dificuldade para vender a operação de seguros do Alfa, majoritariamente concentrada em automóveis, pelo risco assumido nos últimos anos.

A seguradora sempre preferiu atuar em nichos - um perfil coerente tanto com o banco de Aloysio Faria como o Safra - a enfrentar a concorrência com a massificação.

Mas, para ganhar mercado, a Alfa adotou uma estratégia agressiva de preços, o que aumentou o risco da carteira com o crescimento dos sinistros.

“Para ganhar mercado é assim mesmo que funciona, mas leva tempo para recuperar as margens”, diz um profissional do setor que pediu anonimato. Segundo ele, a margem operacional da Alfa está abaixo de 5%.

Um executivo do mercado segurador disse que nem a parte financeira está boa. E que seria preciso limpar o portfólio para melhorar o resultado. O problema: redução do valuation.

“Vimos e analisamos, mas seguramente não será o caso de comprarmos essa operação”, afirma esse executivo.

No início deste ano, o banco uniu as áreas técnicas sob um mesmo guarda-chuva e uma nova marca: “Alfa Seguros – uma empresa Safra”.

A ideia era investir em tecnologia para abastecer os corretores de seguros com precificação inteligente e a capacidade de disputar clientes com outros grandes grupos de mercado.

Procurado, o Safra não retornou o pedido de entrevista até o fechamento desta reportagem.