Desde 2011, quando houve a fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, a RD, grupo que reuniu as duas redes do varejo farmacêutico, imprimiu um ritmo forte de expansão. De lá para cá, foram abertas mais de 1,9 mil unidades e a empresa saiu de uma presença em 160 cidades para 525 municípios, chegando a 2.621 lojas.

Nessa toada, cujo ímpeto não foi freado nem mesmo pelos períodos de crise econômica e pela Covid-19, a empresa avançou no terreno de rivais como a Pague Menos, que tem mais de 1,5 mil pontos-de-venda, a partir da compra da Extrafarma.

Agora, a RD está dando mais um passo para tentar ampliar essa distância em relação aos seus pares. Ao divulgar seu balanço do terceiro trimestre, o grupo estendeu o guidance de abertura anual de 260 lojas, em 2022, para o mesmo patamar até 2025, totalizando 1.040 inaugurações no período.

A projeção anterior, entre 2023 e 2025, apontava para um ritmo de 240 pontos-de-venda por ano, o que totalizaria, entre 2022 e 2025, um universo de 980 unidades.

“Continuamos abrindo lojas com muita força e, por isso, aumentamos nosso guidance e seguiremos revendo essa projeção sempre que for preciso”, disse Marcílio Pousadas, CEO da RD, em conferência com analistas nesta terça-feira. “O Brasil é imenso e ainda dá para nos ‘divertirmos’ abrindo lojas com bons resultados.”

Para efeito de comparação, a Pague Menos retomou seu plano de expansão em 2021, após um hiato de aberturas em 2020. E, nesse ano, além de iniciar a onda de integrações das lojas da Extrafarma, prevê inaugurar 120 unidades.

Além do aumento da base de lojas, Pousadas destacou outros fatores que acompanham essa estratégia de expansão. Entre eles, o investimento do grupo na regionalização, para ir além de São Paulo, seu mercado de origem e carro-chefe.

“Nós já cobrimos todas as 211 cidades do País com mais de 140 mil habitantes e faltam apenas 16 municípios para chegarmos às 325 cidades com mais de 100 mil habitantes”, afirmou. “A empresa vem se espalhando no Brasil inteiro e com um share relevante em todas as regiões em que colocamos unidades.”

Nesse ponto, a RD destacou em seu balanço o avanço em cada um dos mercados do País na comparação com o terceiro trimestre de 2021. Levando-se em conta o market share nacional, houve um aumento de 0,7 ponto percentual nessa fatia, para um patamar de 15%.

“São Paulo, que é o nosso mercado nativo, representa apenas 18% das lojas abertas nos últimos 12 meses”, disse Eugênio de Zagottis, vice-presidente de planejamento corporativo, RI e de M&A da RD. “Nós acreditamos que, no médio prazo, chegaremos a um market share acima de 10% em todas as regiões.”

Ele também ressaltou outro aspecto desse avanço, além da chegada e do reforço em outras geografias. “Hoje, apenas 13% dessa expansão inclui lojas nobres. O restante são lojas híbridas e populares, com foco na classe média expandida”, observou. “Considerando o parque completo, 34% das unidades são nobres, enquanto os dois terços restantes já são híbridas e populares.”

Em outra frente, Zagottis frisou que a RD tem sido bastante assertiva em sua estratégia de fechamentos de lojas, com uma taxa de 3% das unidades que deixaram de operar no terceiro trimestre. Entre julho e setembro, 19 lojas do grupo fecharam suas portas, contra a abertura de 58 unidades no período.

Em paralelo ao avanço em sua base de lojas físicas, a RD também destacou a evolução de seus canais digitais, área que reportou uma receita bruta de R$ 886,1 milhões no terceiro trimestre, alta de 57,9% sobre igual período, um ano antes, e que chegou a uma penetração de 11,8% das vendas totais do grupo no varejo.

“Chegamos a um patamar anual de R$ 3,5 bilhões em vendas nessa frente, mantendo um ritmo de crescimento sobre uma base que já era alta”, afirmou Zagottis. “Eu acredito que não irá demorar para que o digital da RD, se olharmos separadamente, chegue ao posto de quarta maior rede do Brasil.”

Resultado

No terceiro trimestre, o lucro líquido apurado pela RD foi de R$ 225,3 milhões, o que representou um crescimento de 30,4% na comparação com o mesmo intervalo, em 2021. O lucro líquido ajustado, por sua vez, avançou 16,2%, para R$ 201,7 milhões.

Entre julho e setembro, a receita líquida do grupo registrou um salto de 22% sobre igual período, um ano antes, para R$ 7,49 bilhões. Entre outros pontos, a RD destacou o crescimento de 14,6% apurado em lojas maduras.

O Ebitda ajustado no período foi de R$ 546,8 milhões, um crescimento de 22,5% em relação ao terceiro trimestre de 2021. No trimestre, a empresa destacou que chegou a um market share nacional de 15%, um ganho de 0,7 ponto percentual em relação à participação reportada há um ano.

Por volta das 13h, as ações da RD estavam sendo negociadas a R$ 26,50, com ligeira alta de 0,72%. No ano, os papéis acumulam uma valorização próxima de 9%. A empresa está avaliada em R$ 43,6 bilhões.