O cofundador e CEO da Salesforce, Marc Benioff, anunciou que a empresa de software está se preparando para uma recessão que mostra sombras do estouro da bolha das pontocom e da crise financeira, ambas no início dos anos 2.000.

A nova estratégia inclui mudança do foco de vendas e negócios para eficiência e lucratividade, plano de recompra de ações de US$ 20 bilhões e dissolução do seu comitê interno de fusões e aquisições.

Benioff fez o anúncio na noite de quarta-feira, 1º de março, durante teleconferência na qual a gigante tech de CRM, software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, apresentou os resultados do quarto trimestre de 2022.

Os números da Salesforce foram surpreendentes, com receitas de US$ 8,4 bilhões no último trimestre de 2022, ante expectativas de US$ 7,99 bilhões.

As ações da Salesforce abriram o pregão de 2 de março registrando alta de 12%, a maior valorização no mesmo dia desde agosto de 2020. A empresa está avaliada em US$ 187 bilhões.

“Apertamos o botão do hiperespaço desde a última vez que conversamos há um trimestre. Mudanças que costumavam levar meses estão levando semanas”, afirmou Benioff, ao justificar a mudança de estratégia.

Depois de lembrar o recuo da empresa após o estouro da bolha ponto.com, em 2001 e 2002, e da recessão de 2008 e 2009, Benioff afirmou que chegou novamente o momento de rever os passos da Salesforce.

“Nunca tivemos um foco de eficiência antes porque tivemos 24 anos de apenas crescer, crescer, crescer, por isso estamos olhando para este momento para reavaliar”, disse Benioff, listando as principais ameaças à empresa: “Moedas, ambiente de compra medido, condições macro, inflação e mercado de ações".

Acuado

A Salesforce enfrentou um ataque violento de investidores ativistas nos últimos meses, depois que o preço de suas ações caiu cerca de 40% em relação ao pico da pandemia do coronavírus.

Os resultados positivos do quarto trimestre dão fôlego para Benioff na luta contra cinco investidores ativistas de peso – Elliott Management, Starboard Value, ValueAct Capital, Inclusive Capital Partners e Third Point Management.

Eles vinham pressionando por uma reformulação na empresa, criticando o foco do CEO por crescimento em vez de lucros mais altos, pela alta remunerações dos executivos e por aquisições superfaturadas.

No auge da pandemia, Benioff fechou a aquisição da plataforma de análise de dados Tableau e do Slack, o aplicativo de bate-papo no local de trabalho por US$ 28 bilhões.

Antes do anúncio dos resultados do quarto trimestre, o fundo de hedge Elliott indicou uma lista de diretores para o conselho da Salesforce.

Benioff já havia feito outras concessões: nomeou três novos diretores para seu conselho no final de janeiro, incluindo Mason Morfit, presidente-executivo da ValueAct, e anunciou que cortaria cerca de 10% de sua força de trabalho, totalizando cerca de 8.000 funcionários.

Na teleconferência, Benioff mostrou que os novos tempos exigem mudança, anunciando que a Salesforce desistiu de perseguir a meta de US$ 50 bilhões em receita anual até 2026. “O ambiente macro e cambial é incerto.”