Montadoras Toyota quer levar tecnologia de híbridos flex “made in Brazil” para Índia e Colômbia Depois de seis anos das primeiras versões dos carros híbridos, a montadora japonesa trabalha para levar a tecnologia brasileira para outros mercados Leonardo Cavalcanti 13/06/25
Negócios Toyota elétrico a US$ 15 mil lançado na China “enterra” ideia do carro mundial Toyota bZ3X, oferecido a esse preço apenas no território chinês, reforça competitividade da cadeia produtiva do país, mas inviabiliza o chamado carro mundial, mesmo modelo vendido em vários países, com preço próximo José Eduardo Barella 05/05/25
Indústria automobilística “Atropelada” pelos veículos elétricos, Toyota deixa de lado produção de carros movidos a hidrogênio Alto custo de produção, além da falta de infraestrutura de abastecimento, inviabiliza vendas, que nunca emplacaram. Sem alarde, montadora japonesa prefere investir mais em caminhões, ônibus e vans movidos a hidrogênio José Eduardo Barella 10/01/25
Indústria automobilística Na Volkswagen, o "inferno astral" não tem fim Queda de vendas, perda de mercado e fechamento de fábricas na Alemanha. Agora, a Volkswagen pode enfrentar uma greve de funcionários Ivan Ryngelblum 21/11/24
Mobilidade Aérea Urbana Eve, da Embraer, "decola" fábrica com R$ 500 milhões do BNDES Empresa que surgiu como startup da Embraer vai usar recursos para construir fábrica de “carros voadores” (eVTOL) em Taubaté, interior de SP José Eduardo Barella 15/10/24
Mobilidade Aérea Urbana Toyota "embarca" mais US$ 500 milhões na Joby Aviation, de carros voadores Com o novo aporte, a montadora japonesa, que já investia na operação, passa a deter 22% das ações em circulação da Joby Aviation, uma das rivais da brasileira Eve, spin-off da Embraer Moacir Drska 02/10/24
Guerra comercial Tecnologia digital de carros chineses acende a "luz vermelha" nos Estados Unidos Governo Biden quer banir veículos chineses com tecnologia conectada à internet por temor de que possam coletar dados e manipular remotamente carros conectados nas estradas americanas José Eduardo Barella 23/09/24
Carros Elétricos Toyota reduz a marcha e corta meta de produção de elétricos em 30% Apenas quatro meses depois de definir a meta de produzir 1,5 milhão de carros elétricos em 2026, a gigante japonesa planeja agora reduzir sua produção global na categoria em um terço no período, para 1 milhão de unidades Moacir Drska 06/09/24
Indústria Automobilística China vira uma superpotência na fabricação de carros Montadoras estrangeiras perdem mercado chinês e, para reverter prejuízos, começam a concentrar produção de modelos globais na China José Eduardo Barella 12/08/24
Montadoras Na Toyota, um novo escândalo coloca a gestão em xeque A fabricante japonesa admite ter fornecido dados incorretos em testes de segurança de sete modelos do seu portfólio, suspende a venda de três carros e vê crescer a pressão sobre a sua gestão Moacir Drska 03/06/24
Negócios EXCLUSIVO: HIG Capital busca comprador para a Selfit e enfileira saída de outras investidas Carlos Sambrana e Ralphe Manzoni Jr. 16/10/25
Carros Elétricos Muito além dos Estados Unidos, os carros elétricos estão perdendo força ao redor do mundo Moacir Drska 15/10/25
Humanamente Possível Humanamente Possível #13 - Guilherme Gennari, fundador da Iandé Biomimética e Inovação Leonel Andrade Escutar agora SoundCoud 15/10/25
Café com investidor Café com Investidor #121 - Paulo Veras, cofundador da 99 e investidor-anjo Escutar agora SoundCoud
Podcasts Wealth Point #52 - Ulisses Nehmi, da Sparta, e Paulo Bokel, da Absolute Investimentos Escutar agora SoundCoud
Wealth Point Por que os investidores brasileiros preferem CDBs, LCIs e LCAs Os três títulos bancários predominam nas carteiras dos investidores, apesar da redução das ofertas e de taxas menores que no passado. Gabriel Redivo, da Aware Investment, e Luciane Ribeiro, da 3V Capital, falam sobre o tema no Wealth Point Patricia Valle 16/10/25
Revolução IA Como a IA está redefinindo (por dentro) os fundos de venture capital Os fundos de venture capital não só investem pesado em teses de inteligência artificial. A tecnologia pode mudar como as gestoras escolhem suas apostas. Mas o “olho no olho” ainda será relevante, defende Daniel Ibri, da Mindset Ventures Letycia Cardoso 15/10/25
Humanamente Possível Quer ser um CEO melhor? Imite a natureza O biólogo Guilherme Gennari defende que empresas podem crescer ao aplicar estratégias que a própria natureza aperfeiçoou ao longo de bilhões de anos Letycia Cardoso 10/10/25
Café com Investidor Paulo Veras, o homem por trás de dois unicórnios, alerta: metade das empresas do Ibovespa não “vai mais estar aqui em 10 anos” Ele cofundou a 99 e investiu na Frete.com, ambas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. E prevê, agora, que as grandes empresas que não se adaptarem às transformações digitais perderão a relevância Ralphe Manzoni Jr. 09/10/25
Wealth Point Ameaçadas de tributação, debêntures incentivadas podem ficar ainda mais atrativas Os papéis de infraestrutura, mesmo com “spreads negativos”, tendem a ficar ainda mais competitivos. Ulisses Nehmi, da Sparta, e Paulo Bokel, da Absolute Investimentos, explicam os motivos no Wealth Point Patricia Valle 02/10/25