A lição da Oi: em segurança, é melhor prevenir do que remediar

A Oi Soluções utiliza recursos de telemetria para gerenciar mais de 170 mil equipamentos da própria rede e já atende a mais de 850 empresas. Entenda como ele funciona e quais os serviços para garantir a segurança da sua companhia

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Mais de 850 companhias de diferentes setores já experimentam a tranquilidade de ter suas redes e ambientes de tecnologia monitorados pela Oi Soluções, que fornece todo tipo de serviço ligado a telecomunicações e tecnologia para o mercado corporativo. Por meio de recursos de telemetria, cada equipamento conta com sensores para enviar dados sobre seu desempenho e todo tipo de ocorrência.

“A prevenção está acima de qualquer coisa. Em algumas de nossas análises identificamos oportunidades nas arquiteturas de infraestrutura e sistêmica. Como sabemos que nem tudo pode ser corrigido, oferecemos proteção por perímetro. Em alguns casos sugerimos implementação de ferramentas que mitigam por tipo de ataque. Sabe-se que não existe uma única pílula ou tratamento para todos os problemas de segurança. Nestes casos, nossos engenheiros recomendam ações que podem, inclusive, ser monitoradas pelo SOC. Acreditamos que uma das ações tem que ser no tratamento dos controles de acesso e perfis administrativos. Reforço que este é um dos controles, além de obsolescência das redes e dos sistemas. O principal desafio para as equipes de segurança é garantir que sistemas, servidores e todos os elementos que compõem a rede estejam atualizados, Neste caso, além de ajudar na identificação e atualização, a equipe do SOC pode também gerenciar e monitorar essas redes”, afirma Ângelo Coelho, diretor de Segurança Cibernética da Oi.

“Acreditamos na monitoração com apoio da telemetria para tomada de decisão com mais precisão. Inclusive, acreditamos que a automação é um dos fatores que ajuda na tomada de decisão precisa e imediata. Podemos ajudar na gestão da vulnerabilidade, controle por mitigação até o momento da correção”, explica Coelho.

Atualmente, são 170 mil elementos de rede monitorados, entre sistemas operacionais, switches, roteadores, servidores, aplicações e bancos de dados, que proveem segurança e gerenciamento a organizações que contam com suporte em suas jornadas da transformação digital.

O monitoramento é controlado pelos SOC (Security Operation Center) , com unidades interligadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se encontra o Centro de Excelência.

Eles oferecem redundância de proteção e acompanham a evolução do portfólio de segurança da unidade de negócios voltada para o segmento de grandes empresas. E contam com uma equipe multidisciplinar de mais de 100 pessoas dedicadas.

A Oi tem ainda parcerias com grandes fornecedores de firewall e de anti-DDOS para oferecer suas soluções aos clientes atuando como integradora.

Entre os serviços oferecidos pela Oi Soluções, está o de Segurança de Perímetro (MSS – Managed Security Services), que protege as organizações contra atividades maliciosas no perímetro de suas redes. Isso se dá por meio de gerenciamento de firewall, seguindo a política do cliente sobre o que estará aberto ou fechado.

Já o serviço de anti-DDOS (Distributed Denial-of-service) conta com tecnologia embutida e em todos os circuitos que tem o serviço contratado. O objetivo é mitigar ataques volumétricos gerados por uma série de requisições em massa.

A Oi Soluções tem portfólio completo e integrado de Segurança, IoT, Big Data & Analytics, Cloud & Data Center, Colaboração e Serviços Gerenciados, além da conectividade. O time de segurança está em constante atualização de metodologias, processos e estudos sobre novas ameaças com os grandes players mundiais de tecnologia, para garantir a qualidade e a confiabilidade do sistema de gestão da segurança da informação.

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