Rafael Cortez, cientista político e sócio da Tendências Consultoria, acredita que o caminho para uma retomada da normalidade nas tarifas, após meses de muito barulho, já foi iniciado.

“Me parece que, aos poucos, a gente vai percebendo que tem muito barulho, mas que, na verdade, o caminho para retomar uma normalidade já foi iniciado”, afirmou o ócio da Tendências Consultoria, durante entrevista no NeoConference 2025. “Ele é muito lento, mas a questão certamente gerou muito menos efeito no ‘efetivo’ e muito mais nas expectativas”.

Na visão de Cortez, o posicionamento do Brasil já se tornou muito mais seguro em relação ao assunto, levando em consideração que, como uma economia mais fechada, o baque inicial passou. E isso se aplica para além da política e atinge mercados como o de investimentos.

Não é possível, porém, negar que o momento ainda traz bastante volatilidade, algo que deve se manter em 2026. “Não faltam problemas de ordem internacional para lidar em 2026. Mas, cada vez mais, o efeito doméstico vai se tornando importante, porque ano que vem é ano de eleição presidencial e isso gera uma expectativa muito elevada”, disse. “Na minha visão, será um ano difícil”.