A Ford está transformando seus carros em "aplicativos". Com o uso de inteligência artificial (IA), a montadora já conecta mais de 100 mil veículos, que enviam dados em tempo real para a nuvem. Isso permite prever falhas antes que elas aconteçam, corrigir problemas a distância por meio de atualizações de software e oferecer novos serviços digitais aos motoristas.

Em entrevista ao Revolução IA, programa do NeoFeed que tem o apoio do Magalu Cloud, Djalma Brighenti, diretor de TI da Ford América do Sul, contou que, quando o veículo precisa de algum conserto ou manutenção, o motorista recebe alertas pelo aplicativo FordPass com orientações imediatas e, em situações críticas, é contatado pela central da Ford para agendar atendimento.

“Quando esses módulos enviam códigos de falha e acende uma luzinha no painel, essa informação já chega na nossa nuvem”, diz Brighenti. “Então, pode ser que a gente perceba um potencial problema, crie uma correção via software, envie para o seu carro, como se fosse o aplicativo do seu celular.”

Além de antecipar falhas, a inteligência artificial tem também  ajudado a Ford a melhorar a experiência do cliente por meio da personalização. A empresa analisa hábitos de uso para sugerir recursos pouco explorados, como ligar o carro remotamente em dias de calor.

A corrida por carros inteligentes já mobiliza praticamente todas as grandes montadoras. Diante da nova onda de concorrentes, o investimento em IA se transformou numa condição sine qua non.

A Ford, que fechou suas fábricas no Brasil em 2021, mantém no país um centro de tecnologia com profissionais que ajudam a projetar desde peças até soluções inovadoras.

"Não fabricamos mais produtos aqui, mas temos uma fábrica de engenharia na Bahia. São mais de 1.600 profissionais de engenharia trabalhando na engenharia global da Ford, produzindo e ajudando a desenhar a tecnologia e os produtos que vendemos no mundo inteiro”, diz o diretor de TI.

Como estratégia, a Ford tem apostado em parcerias e capacitação. A startup brasileira Math Group, por exemplo, ajudou a estruturar a área de dados da montadora e a desenvolver soluções que classificam automaticamente informações confidenciais.

Ao mesmo tempo, programas internos de formação envolvem funcionários de diferentes áreas em projetos práticos que são apresentados à liderança, o que amplia o engajamento e acelera a adoção da IA.

Certa de que a inteligência artificial é hoje o principal motor de diferenciação competitiva em um setor em transformação acelerada, a Ford enxerga três frentes prioritárias para os próximos cinco anos.

A primeira delas é ampliação da exploração dos dados gerados pelos veículos conectados, criando novas oportunidades de eficiência e de serviços. Depois, vem evolução na personalização da experiência do cliente. E, por fim, a adoção de interfaces conversacionais que facilitem a interação com sistemas, tanto para os motoristas quanto para os colaboradores.