Há cerca de dez anos, o México foi o palco dos primeiros movimentos da Smart Fit em outras fronteiras. Agora, o país está novamente no centro da estratégia de internacionalização da rede brasileira de academias.
A Smart Fit anunciou na manhã desta terça-feira que celebrou um memorando de entendimento não-vinculante com o grupo Sports World, que opera no México, para uma potencial combinação de negócios com a Latamgym, subsidiária da rede brasileira no país.
Segundo fato relevante divulgado pela companhia, caso seja concretizado, o acordo resultaria em um ativo com mais de 230 academias em solo mexicano E geraria sinergias “significativas”, com potencial aumento de rentabilidade, além de uma oferta mais ampla de serviços aos clientes.
A rede acrescentou que a transação está sujeita à assinatura de um acordo vinculante entre as partes e outras condições e autorizações usuais para esse tipo de operação, “tanto corporativas quanto governamentais”.
Com uma base de mais de 900 academias, a Smart Fit tem presença em 13 países. Esse mapa de operações inclui mercados como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, República Dominicana e Costa Rica.
Listado na Bolsa de Valores do México, o grupo Sports World está avaliado em 533,4 milhões de pesos mexicanos (R$ 149,3 milhões) e conta com uma rede 58 academias. Em 2020, diante dos impactos da Covid-19, a empresa reportou uma queda de 57,1% em sua receita líquida, para 221,1 milhões de pesos mexicanos (R$ 55,1 milhões).
A Covid-19 e o recrudescimento dos casos no Brasil também impactaram as operações da Smart Fit. Entretanto, a empresa está capitalizada. No fim de 2019, a rede recebeu um investimento do Canada Pension Plan Investment Board, que desembolsou R$ 1,07 bilhão por 12,4% da operação.
Com o caixa reforçado, o grupo segue ativo também no mercado brasileiro para ganhar musculatura. Há um mês, a companhia anunciou a compra da Just Fit, rede com um modelo de preços mais acessíveis. Com o acordo, a Smart Fit incorporou 27 unidades no País.