A Coty, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, reportou hoje seus resultados globais, com vendas de US$ 4,6 bilhões. E, na esteira dos resultados, anunciou que pretende fazer um IPO de suas operações no Brasil.
A companhia registrou o primeiro filing na CVM. No primeiro semestre de 2021, a Coty reportou uma receita de R$ 605 milhões, contra os R$ 525 milhões divulgados um ano antes. O Ebitda ajustado ficou em R$ 116 milhões, um crescimento de 16% na mesma base de comparação.
O principal negócio da companhia são os produtos de cuidados corporais, que respondem por uma fatia de 66% da receita. Na sequência, estão os portfólios de cuidados capilares, com 16%; esmaltes, com 14%; e fragrâncias, com 4%.
No prospecto da oferta pública, a companhia ressaltou que irá destinar os recursos captados no processo à sua estratégia de expansão digital e ao desenvolvimento de produtos e marketing das categorias de beleza e cuidados pessoais.
No ano passado, a Coty vendeu importantes marcas como Wella e OPI para o fundo de private equity KKR por mais de US$ 3 bilhões. E, desde então, a empresa vinha trabalhando o seu reposicionamento.
“O dia de hoje marca a conclusão de um ano de transformação para a Coty, conforme avançamos em nossa jornada para fortalecer a posição da Coty como uma powerhouse global de beleza”, disse Sue Y. Nabi, CEO da Coty, em comunicado.
“Nos últimos 12 meses, construímos uma equipe de liderança de especialistas em beleza e transformação, revelamos e começamos a executar nossa estratégia plurianual, concluímos a alienação Wella, melhoramos significativamente nosso perfil de alavancagem e superamos nossas economias, receitas, e objetivos de lucro”, afirmou.
A companhia tem focado suas operações em produtos premium e mais artesanais e parceria com marcas famosas. A Coty produz fragrâncias e cosméticos de marcas como Gucci, Burberry, Marc Jacobs, entre outras.