A Lojas Renner está aderindo a uma moda que a maioria dos varejistas já "veste": programas de fidelidade e uma conta digital.
Nesta segunda-feira, 10 de outubro, a varejista está lançando o programa de fidelidade Estilo Orbi e a plataforma financeira Orbi Bank, visando a reforçar ainda mais o relacionamento da companhia com seus mais de 20 milhões de clientes ativos.
As iniciativas fazem parte da estratégia de omnicanalidade e digitalização assumida pela direção da Renner nos últimos anos. “São duas agendas complementares e que fortalecem o engajamento do cliente, tanto na marca de varejo quanto em soluções financeiras”, diz Maria Cristina Merçon, diretora de marketing corporativo da Lojas Renner, ao NeoFeed.
O Orbi Bank é uma plataforma de serviços financeiros digital que ficará dentro da Realize CFI, braço financeiro da Renner, e vai expandir a oferta de serviços. Atualmente, a empresa conta com o Cartão Renner, que oferece vantagens em compras realizadas nas marcas do grupo, e o Meu Cartão, cartão de crédito internacional.
A plataforma já nasce com uma conta integrada ao PIX, apresentada ao mercado em fase de pré-lançamento no fim do ano passado. Ela também vai assumir a responsabilidade pela emissão e gestão dos cartões e vai oferecer aos clientes da Renner produtos como empréstimos, depósito remunerado, investimentos, seguros e assistências.
Segundo Gustavo Maniero, diretor da Realize, braço financeiro da Renner, a expectativa é chegar a 150 mil contas no fim do ano, ofertando o Orbi Bank inicialmente em mais de 200 pontos da Renner em todo o país. Ao longo de 2023, o serviço será oferecido gradualmente a lojas de outras marcas da companhia, além da Renner.
“Nossa agenda não envolve ir a mar aberto, competir com bancos tradicionais e digitais”, afirma. “Pretendemos ter uma conta completa, que ofereça soluções completas aos nossos clientes, e que potencialize a relação que eles têm com a marca.”
Com o Estilo Orbi, a Renner pretende oferecer uma série de recompensas para seus clientes mais assíduos. Entre os benefícios estão a pré-venda de coleções, curadoria de tendências de moda, convites para eventos, descontos, promoções antecipadas e exclusivas e frete grátis no e-commerce.
A ideia é que o programa de fidelidade estimule o cross selling entre as diferentes marcas da Renner, que incluem a varejista de roupa que leva o nome do grupo, a marca de vestuário jovem Youcom, a rede de lojas de decoração Camicado, a loja de roupas plus size Ashua e o brechó online Repassa.
Segundo Merçon, a expectativa é de que a iniciativa resulte não apenas no aumento da frequência de compra, mas também eleve o tíquete médio das vendas. Ela destaca que os consumidores que compram em mais de uma marca do grupo chegam a ter um gasto até sete vezes superior aos demais.
“A gente tem um objetivo de explorar a relação entre marcas, temos um potencial a explorar muito grande, por isso estamos caminhando com essas duas agendas”, afirma a executiva.
O Estilo Orbi foi lançado nas praças de São José dos Campos e Sorocaba, interior de São Paulo, e Curitiba (PR). O plano da Renner é estender o programa para todo o Brasil a partir do primeiro semestre de 2023, com adesão pelos canais digitais e lojas físicas das marcas da companhia.
Quem quiser acessar os benefícios do programa de fidelidade não precisará ter conta no Orbi Bank. Os correntistas do banco digital ingressam automaticamente no programa de fidelidade com direito a cashback e tem a possibilidade de receberem pontos extras utilizando os meios de pagamento do Orbi Bank.
As ações da Renner fecharam o pregão de hoje com queda de 0,49%, a R$ 30,73. No ano, elas acumulam alta de 27,4%, levando o valor de mercado a R$ 29,8 bilhões.