O clima de polarização política que contagia os Estados Unidos saiu de Washington e das mesas de jantar das famílias para chegar ao mercado financeiro. Agora, quem quiser, pode replicar as operações feitas por políticos republicanos e democratas, por meio de dois fundos de índices (ETF, na sigla em inglês), lançados nesta terça-feira, dia 7 de fevereiro.
A gestora Subversive Capital Advisor e a provedora de dados Unusual Whales colocaram à disposição para quem quer seguir as alocações de seus políticos os ETFs Unusual Whales Subversive Democratic (NANC) e o Unusual Whales Subversive Republican (KRUZ), segundo informações do jornal Financial Times.
Os dois ETFs, cujos símbolos representam um jogo de palavras com os nomes de dois políticos – a democrata Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Representantes, e o senador republicano Ted Cruz –, investirão de acordo com as movimentações feitas por políticos dos dois lados. A taxa de administração dos dois ETFs é de 0,75%.
Os ETFs se baseiam nas informações contidas em documentos públicos que os políticos americanos precisam entregar a respeito de qualquer negociação com ações acima de US$ 1 mil, seja feita por eles ou seus companheiros.
A composição dos ETFs mostra como as visões políticas dos dois partidos influenciam de certa maneira as decisões de investimentos de seus membros. Segundo a Unusual Whales, o ETF democrata possui uma alta exposição a companhias de tecnologia e o ETF republicano registra um peso significativo de empresas de energia e jogos de azar.
A gestora afirmou também que os investimentos feitos por membros do Congresso geralmente tem resultados melhores que a média do mercado. Em 2021, eles superaram o S&P 500 em 1,2 ponto percentual, com os retornos médios sendo 17,5 pontos percentuais superiores aos registrados no mercado no ano passado.
Uma questão envolvendo esses ETFs é que a legislação americana concede 45 dias para que os congressistas avisem sobre qualquer transação financeira. Mas a Unusual Whales informou que os chamados backtesting, testes de padrões e comportamentos a partir de dados históricos, mostram que o hiato médio entre a data da transação e da divulgação de documentos está diminuindo, ficando em média entre dez e 20 dias.
A questão de políticos negociando ações é um tema polêmico nos Estados Unidos, já que muitas pessoas desconfiam que eles se utilizam de informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro.
As movimentações de Pelosi, por exemplo, são assunto de discussão em fóruns do Reddit, plataforma na qual alguns pequenos investidores discutiram uma ação coordenada para comprar as ações da varejista GameStop, no começo de 2021.
Uma busca na internet utilizando as palavras Pelosi e stocks (ações, em inglês) traz uma série de links com informações a respeito do portfólio de ações da ex-presidente da Câmara dos Representantes.
Embora sejam obrigados a declarar suas movimentações no mercado de ações, um levantamento feito pelo site Business Insider mostrou que 78 membros do Congresso não apresentaram os dados sobre as transações de maneira adequada. O Legislativo americano conta com um total de 535 membros, entre a Câmara e o Senado.