Após iniciar sua carreira, em 2007, Caio Castro passou a dividir as novelas, séries e filmes com outros roteiros. Primeiro, nos papéis de empresário e investidor, que exerce desde 2012. Depois, no de piloto, competindo em categorias como a Porsche Cup e, mais recentemente, na Copa Truck.

Agora, essas duas últimas facetas, aceleradas por sua fama nas telas, são o mote do seu próximo projeto. Ele é um dos sócios da Liformance, startup cuja estreia está marcada para o próximo dia 3 de maio, a partir do lançamento oficial de seus produtos - uma linha de cápsulas de suplementação.

“Venho acompanhando o segmento de suplementos e esse é um dos setores que mais crescem no mercado”, diz Castro, ao NeoFeed. “Quando a Liformance chegou até mim, fez muito sentido me associar já que, além dos números, os ideais e objetivos têm muita sinergia com o que eu acredito.”

Castro é um dos sócios da Liformance, projeto com o qual teve contato por meio da Mynd, agência de marketing que tem em seu portfólio mais de 400 artistas e influenciadores digitais. E que conectou o ator a Leandro Mendes e Thiago Haruo, fundadores da startup criada em 2022.

“Os influenciadores não precisam só fazer publis de uma marca”, diz Gil Bastos, diretora-executiva da Mynd. “Alguns deles estão criando uma autoridade e relevância para serem embaixadores, terem marcas próprias ou mesmo chegarem a um formato como esse do Caio com a Liformance.”

Em linha com o modelo estabelecido pela startup, Castro terá uma fatia minoritária - não revelada, no limite de até 10% do negócio e não fará nenhum aporte financeiro na operação. Sua atuação, no entanto, irá muito além do papel como embaixador da marca.

“Nós nos surpreendemos, porque ele trouxe, já na largada, uma visão de desenvolvimento de produtos. Ele é um cara de P&D e de negócios”, conta Mendes, cofundador e CEO da Liformance. “E, além disso, tem um bom conhecimento de venture capital e de como funciona esse ecossistema.”

Com a aposta nessa pegada e no match do novo sócio com sua proposta, a Liformance será lançada no início de maio com uma ampla campanha digital que, entre outros canais, irá explorar o alcance do ator nas redes sociais – só no Instagram, o ator e empresário tem mais de 20 milhões de seguidores.

Centrada em performance física e mental, a startup mira tanto atletas de alta performance como pessoas que praticam esportes ou buscam uma vida mais saudável. Na largada, seu portfólio inclui quatro linhas de cápsulas, que podem ser consumidas diariamente, em diferentes horários.

A Meta Hitt, por exemplo, é voltada a questões como perda saudável de peso, controle de apetite e resistência muscular. Já a Body Brain atua na regulação do metabolismo e na melhora do funcionamento do sistema nervoso. E a Off Line é destinada a uma boa qualidade do sono.

“Nosso insight veio do fato de que, hoje, cerca de 90% da população adulta no planeta sofre de algum tipo de ansiedade e de cansaço físico e mental”, explica Mendes. “Esses quatro produtos iniciais buscam entregar um dia bom para quem consome, com mais produtividade, seja lá qual for a sua atividade.”

Baseada em ingredientes naturais, a formulação e o desenvolvimento das cápsulas foram feitos em parceria com a NatureLab, empresa que também responderá pela fabricação dos produtos. Inicialmente, essa linha será vendida apenas no e-commerce da marca, com entregas em todo o País.

Com esse modelo, a Liformance quer ganhar tração em um mercado bilionário. “O mercado de suplementação movimenta entre US$ 60 bilhões e US$ 70 bilhões no Brasil”, destaca Mendes.

O portfólio não se restringe, porém, às cápsulas. Ele inclui uma linha de roupas para atividades esportivas e a companhia já estuda, para 2024, a entrada em novos segmentos. Nesse mesmo prazo, a ideia é dar início à expansão internacional, começando, provavelmente, pelos Estados Unidos.

Para dar esses passos, a Liformance planeja captar uma primeira rodada de investimentos na faixa de R$ 10 milhões. Até aqui, o projeto, contou com um aporte dos próprios fundadores.

No caso de Mendes, os recursos tiveram origem em sua saída da Behind The Foods, foodtech de plant based fundada por ele e que, no fim de 2021, se fundiu com a Meatz, criando a Fábrica Meatz.

“Nós poderíamos captar antes mesmo de a empresa sair do papel”, observa Mendes. “Mas, por experiências anteriores, é muito mais interessante colocar capital próprio, rodar a operação, provar que a tese funciona e, aí sim, ter dados para uma negociação de equity melhor.”

Da gastronomia aos criptogames

Em paralelo ao seu envolvimento e aos planos na Liformance, Caio Castro tem nas mãos um portfólio de de negócios em áreas como gastronomia, consumo, tecnologia e moda. Parte desses projetos está reunida na C3 Group, holding criada com os sócios Vitor Castanheira e Sandro Andrade.

“Hoje, são sete empresas”, afirma Castro. “Algumas divididas entre investimento, sociedade e até participação em imagem, como é o caso da Key Design, de joias masculinas, onde também atuo como diretor criativo.”

O pacote inclui ainda companhias como a JAH Açaí e a marca de hamburgueria Actors Burguers. Um dos projetos mais recentes é a Evoverse, empresa de criptogames, com jogos estruturados em blockchain, lançada em 2022 e da qual ele é um dos cofundadores.

“Um dos pontos mais importantes é estar ligado ao meu estilo de vida, ao que eu consumo e, claro, à viabilidade do negócio”, diz. “Tenho priorizado o setor de tecnologia e consumo em geral, mas isso não é uma regra. Aliás, eu costumo fugir à regra. Então, tudo que enxergo valor, eu entro para somar.”