NOVA YORK - Bobby Axelrod está de volta para recuperar o que é seu. Interpretado pelo ator Damian Lewis, o titã dos fundos hedge retorna à trama da série “Billions”, na sétima e última temporada, que estreia nos EUA em 11 de agosto.
(Atenção spoilers). No Brasil, onde a sexta e a sétima temporadas continuam sem datas de lançamento, o público só sabe que o todo-poderoso do mercado financeiro está em exílio autoimposto na Suíça. Conforme se viu no final de quinta temporada, esse foi o jeito que o bilionário encontrou para escapar das garras da Justiça americana.
Depois de uma ausência na sexta temporada, provocada em parte pela morte da mulher do ator (Helen McCrory, vítima de câncer de mama), Axelrod reaparece na história no Reino Unido. Mais precisamente em Londres, nas proximidades da Tower of London, onde ele se encontra com seus aliados, para testar a lealdade de cada um.
É da capital londrina, com a ajuda de Mike ‘Wags’ Wagner (David Costabile), Taylor Mason (Asia Kate Dillon) e Wendy Rhoades (Maggie Siff), que o fundador da empresa Axe Capital vai começar a arquitetar o plano para reconquistar o seu império, construído em Nova York. E ir além: garfando também o resto do mundo.
Durante seis temporadas, várias locações icônicas nova-iorquinas serviram de palco para as manobras ambientadas no universo das finanças. Principalmente as tomadas de arranha-céus, incluindo as torres espelhadas de escritórios, que funcionam como símbolo da modernidade e riqueza da metrópole.
Ainda que muitas cenas de interiores sejam realizadas em estúdios, dá para identificar algumas locações em um passeio por Nova York. São imóveis de alto padrão, endereços de luxo, parques, museus e restaurantes considerados instituições, entre outros pontos emblemáticos da cidade.
O NeoFeed elegeu alguns endereços para os fãs da série localizarem onde certas cenas foram rodadas. E também onde supostamente se encontram cenários recorrentes, como os escritórios da Axe Capital, no coração de Manhattan, ou a mansão do procurador federal Chuck Rhoades (Paul Giamatti), o arquirrival de Axelrod, no Brooklyn Heights.
Escritórios da Axe Capital
As tomadas externas do prédio da Axe Capital, a gigante no mercado de ações, correspondem à construção situada no número 855, da Sixth Avenue, no quarteirão das ruas 30th e 31st, em Midtown. Próximo do Empire State, o edifício empresarial de vidro brilhante foi levantado pela Cookfox Architects, nos anos 2010. Axelrod já foi filmado estacionando o seu Porsche na rua 31st.
Penthouse de Axelrod
A penthouse de 700 metros quadrados de Axelrod está localizada no número 145 da Hudson Street, em Tribeca. Projetado pelo arquiteto James Carpenter, o imóvel fica no The Sky Loft. Avaliada no mercado por cerca de US$ 45 milhões, a cobertura ocupa os dois últimos andares do edifício, com paredes de vidro de 6 metros de altura e vistas deslumbrantes para o rio Hudson, a Freedom Tower e o Empire State Building.
Casarão de Chuck Rhoades
Na série, o casarão de quatro andares de Chuck Rhoades fica no número 49 da Pierrepont Street, em Brooklyn Heights. Mas a localização verdadeira do imóvel construído em 1899 é 49, 8th Avenue, em Park Slope. Mesmo depois da separação de Wendy, no final da quarta temporada, o procurador continua morando na casa de oito quartos, avaliada em mais de US$ 2,6 milhões.
East River Waterfront Esplanade
O calçadão do East River Waterfront Esplanade, no Pier 15, por onde circulam milhares de pessoas todos os dias, já foi locação de várias cenas. Em uma delas, no episódio “O teste de Chris Rock”, na quinta temporada, Chuck Rhoades e Taylor Mason se encontram à noite, com uma bela vista da Ponte do Brooklyn iluminada, ao fundo.
Heliporto de Downtown Manhattan
Localizado no East River, o Heliporto de Downtown Manhattan é o local da dramática cena do último episódio da quinta temporada, “No Direction Home”. O vazamento da notícia da prisão iminente de Axelrod frustra os planos de Rhoades prender o bilionário, encontrando apenas um helicóptero vazio.
Whitney Museum of American Art
Como o nome já adianta, a coleção do Whitney Museum of American Art é dedicada aos artistas nascidos nos EUA. Sobretudo os contemporâneos. Assinado pelo arquiteto Renzo Piano, no descolado Meatpacking District, o museu apresenta um design moderno, com áreas externas e vários terraços com vistas para o High Line. É em um desses terraços que Axelrod se encontra com o investidor Michael Panay (Hari Dhillon), no episódio “Uma geração atrasada”, da terceira temporada.
Pizzaria Cappanello
Embora não seja um lugar luxuoso, a Pizzaria Cappanello é um cenário desde a primeira temporada, por resgatar a infância humilde de Axelrod em Yonkers (a 28 quilômetros de Nova York). Ele até compra o prédio para ajudar o proprietário, Bruno Capparello, depois que o aluguel aumentou. No episódio “Jogo Infinito”, na quarta temporada, há até uma comemoração com o time da Axe Capital na pizzaria. Mas a Cappanello não fica em Yonkers, e sim no número 7559 da Metropolitan Avenue, em Middle Village, locação real da Rosa’s Pizza.
Restaurante Barney Greengrass
O restaurante Barney Greengrass (541, Amsterdam Avenue) é um cenário do episódio “A melhor jogada de Chucky Rhoades", da quarta temporada. É aqui que Rhoades pede um favor ao comissário de polícia Richie Sansome (Michael Rispoli), enquanto este toma o seu café da manhã. Gary Greengrass, o proprietário da casa, uma instituição nova-iorquina conhecida como o Rei do Esturjão, até faz uma participação especial no episódio. Brian Koppelman, um dos criadores de “Billions”, frequenta o local desde que era criança.