A empresa de fidelidade Dotz comprou uma participação minoritária no Supermercado Now, uma plataforma online de compras em supermercados. Além da transação, as duas empresas terão também uma parceria operacional e comercial.
“Esse negócio tem um caráter bem estratégico para nós e para eles”, disse Roberto Chade, presidente da Dotz, com exclusividade ao NeoFeed. “Ficamos ainda mais fortes no varejo alimentar, entregando uma proposta ainda mais completa de fidelidade, CRM, inteligência e agora digital.”
Os detalhes do negócio não foram revelados. O Dotz conta com mais de 40 milhões de clientes de seu programa de fidelidade, espalhados por 12 Estados do Brasil. No começo deste ano, adquiriu a rival Netpoints, reforçando sua atuação no varejo.
O Supermercado Now foi fundado pelo empreendedor Marco Zolet, em 2015. Ele é uma plataforma online que faz compras usando freelancers para a coleta e entrega dos produtos na casa dos clientes, no modelo consagrado pelo Uber.
Seu modelo de negócios é baseado na startup americana Instacart, que foi avaliada em US$ 7,6 bilhões no ano passado, quando recebeu um aporte de US$ 600 milhões. As startups Shopper e HomeRefill, que compram direto dos fornecedores, são dois concorrentes do Supermercado Now no Brasil.
Apesar de ter planos de expansão, o Supermercado Now pouco se moveu desde a sua origem, ficando restrito à região metropolitana de São Paulo, o ABC paulista e Ribeirão Preto, no interior de SP. Com a Dotz, a startup deve agora chegar a outros Estados.
“O Supermercado Now conta com parceiros em regiões que não atuamos e vamos oferecer a eles uma proposta de valor mais completa”, afirmou Chade, que estava em Moscou, na Rússia, onde correria uma prova de maratona no fim de semana. “A sinergia é muito grande.”
A expectativa é que as duas empresas atendam mais de 50 varejistas, com vendas que ultrapassam R$ 40 bilhões anualmente.
Segundo apurou o NeoFeed, o Supermercado Now deve ajudar o Dotz no Estado de São Paulo, onde o programa de fidelidade passou a operar a partir do primeiro semestre de 2018.
Hoje, os parceiros do Dotz são o Chama, o Hirota Express e D'Avó na capital paulista. Em Ribeirão Preto, conta com Savegnago. Na região do Vale do Paraíba, o parceiro é Semar. E Campinas e Sorocaba, o Dotz trabalha com o Paulistão e Tenda. “Eles ainda estão encontrando dificuldades para crescer no Estado de São Paulo”, diz uma fonte.
Foco no varejo
O Dotz é um programa de fidelidade focado no varejo. Nas praças que passa a atuar, a âncora é sempre um supermercado que oferece dotz, a moeda virtual, tanto na compra como na troca dos produtos.
A empresa informa que a cada segundo 900 dotz são distribuídos e mais de 10 mil dotz são trocados por dia por produtos que podem ser compras no supermercado, passagens aéreas, pagamentos de contas, recarga de celular e entretenimento.
A companhia tinha uma concorrência tímida de programas como Smiles, da Gol, e Multiplus, da Latam. As duas tentavam ganhar relevância no varejo, embora o foco sempre fosse a passagem aérea.
Mas, com os planos de Gol e de Latam de reincorporar os programas em suas companhias aéreas, o foco voltou a ser, mais uma vez, 100% nas passagens aéreas.
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