No fim de 2018, Priscila Siqueira já acumulava doze anos de bagagem na Oracle. Veterana na casa, ela liderava a operação na América Latina da Oracle Digital, divisão da gigante americana voltada ao mercado de pequenas e médias empresas.
Na época, dois convites a fizeram avaliar a possibilidade de mudar de ares. O primeiro, da Microsoft. A escolha, porém, foi pela segunda opção: o posto de vice-presidente de vendas no Gympass, startup de benefícios de atividade física que, seis meses depois, alcançou o status de unicórnio.
Desde abril de 2020, quando assumiu o comando da operação brasileira da empresa, ela lidera, no País, a transição do Gympass para um posicionamento mais amplo, de uma plataforma de bem-estar. E, nessa direção, um dos exercícios mais recentes dialoga justamente com seus últimos tempos na Oracle.
“Hoje, dentro dos nossos 14 mil clientes, o SMB (small and medium business) é o segmento que mais cresce”, afirma Siqueira, líder do Gympass no Brasil, em entrevista ao Conexão CEO (vídeo completo acima). “O potencial é gigante. Precisamos ganhar escala nas PMEs. É uma das nossas prioridades.”
No recorte do Gympass, esse segmento inclui operações com até 500 funcionários. Siqueira não revela a fatia das PMEs no bolo total da startup. Mas diz que 10% dos usuários que acessam os seus serviços via benefícios corporativos já são de empresas que se encaixam nesse perfil.
O maior foco nas companhias de menor porte acontece em um momento no qual o Gympass – que até pouco tempo nadava de braçada no segmento - vê a concorrência ganhar corpo. Especialmente na esteira de decisões recentes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Entre outros pontos, em setembro de 2022, o Cade assinou um acordo com a startup limitando os contratos de exclusividade com academias a 20% da sua base. O caso teve origem em uma denúncia da TotalPass, do grupo Smart Fit, que acusava o Gympass de abusar de seu domínio e que surge como sua rival.
“Nós entramos antes, então, tínhamos mais academias e exclusividade com esses parceiros. Mas abuso, sinceramente, eu acho questionável”, diz a executiva. “Tanto que a resposta do Cade não foi: ok, terminem com tudo isso.”
No programa, Siqueira fala mais desse novo cenário na concorrência e o que muda para o Gympass nesse contexto, e aborda ainda temas como a oferta de dados para as áreas de RH das empresas e outros movimentos da startup para se consolidar como uma plataforma de bem-estar.