“Eu sou firme, você é obstinado, ele é teimoso como uma mula.” Essa é do Bertrand Russel e ilustra bem a maneira como enxergamos a persistência.

Já vimos inúmeras vezes as pessoas se apegarem a comportamentos e práticas que levaram a grande sucesso, mas que, de repente, passam a gerar fracasso consistente.

Tratamos a falta de mudança de atitude como firmeza, quando é nossa; obstinação, quando vem de pessoas que gostamos; e, finalmente, como teimosia, quando vem dos que não gostamos ou quando vem de encontro aos nossos interesses.

São muito comuns os estudos de casos de negócios ou de empresas que sumiram porque não reagiram às mudanças do consumidor.

Um dos exemplos clássicos é o da Kodak. De sinônimo da indústria de fotografias, uma das empresas mais inovadoras do mundo, ao desaparecimento completo por defender um modelo em extinção. E curioso, triste, é que foi ela que desenvolveu a primeira câmera digital, em 1975.

Mas, como esta inovação desafiava todo o modelo de negócios da empresa e o status quo de seus dirigentes, o corporativismo colocou a teimosia no lugar da inovação e a empresa perdeu o futuro, o valor e a vida.

Mas esses estudos de caso normalmente focam em produtos, estratégias empresariais de preços, atuação geográfica, tecnologias. Se esquecem de que por trás de todas essas questões estão pessoas tomando decisões de negócios. E pessoas tomando decisões de consumo.

Da mesma forma que gestão de pessoas tem a ver com o sucesso dos outros, gestão de negócios também. Por isso que minha visão de marketing e de RH é muito parecida. No final são pessoas cuidando de pessoas. O grande propósito é trabalhar pela confiança e engajamento.

Você só vai conseguir atrair talentos ou clientes para sua empresa se eles acreditarem que, junto a você, existirá um futuro melhor

Você só vai conseguir atrair talentos ou clientes para sua empresa se eles acreditarem que, junto a você, existirá um futuro melhor, adequado as suas necessidades básicas e aos seus sonhos grandiosos.

O desafio é que você não vai conseguir reter e fidelizar seus talentos e clientes se não entender que as necessidades básicas mudam e que novos sonhos grandiosos nascem a cada noite, normalmente quando eles estão longe do seu convívio e expostos a novos encantos.

Portanto, se você não muda, o mundo muda. E aí você muda!

Que tal não levar seus pensamentos tão a sério? Renove-se, há um provérbio haitiano que diz assim: “quando os antropólogos chegam, os deuses vão embora.”

Aquelas suas certezas absolutas e aquele seu jeito firme de ser não resistem ao abandono das pessoas, sejam elas seus liderados ou seus clientes. Firmeza é para coisas concretas, obstinação é para tarefas finitas e teimosia é para as mulas mesmo.

Firmeza é para coisas concretas, obstinação é para tarefas finitas e teimosia é para as mulas mesmo

Se você for maleável, flexível e mutável, vai estar sempre nas mentes e nos corações, mesmo quando estas mentes se mostrarem questionadoras e estes corações se mostrarem insatisfeitos. É o seu jeito de se adaptar que o torna perpétuo. Se não acredita em mim, fique à vontade pra ligar para Darwin.

Sua gestão é para ficar para sempre e o sempre é sempre diferente. Como você pode querer ser sempre igual? Mantenha seus valores, honre seus acordos, mas mude seus pensamentos, isso é evolução. Não há nenhum problema na discordância ou na inconformidade, principalmente, para criar um futuro melhor.

Hoje encerramos com Nietzsche: “O segredo da criatividade é ser rico de contradições.”

*Leonel Andrade é CEO da CVC Corp e foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Ele também é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Além disso, faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

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