Nas duas últimas décadas, poucas atletas – talvez nenhuma – dominaram tanto uma modalidade quanto a tenista americana Serena Williams. Dona de 37 títulos de Grand Slams (23 em simples e 14 em duplas), Serena é um dos maiores fenômenos da história do esporte.

Mas a genial campeã de 40 anos não brilhou apenas nas quadras. Mesmo no auge de sua trajetória esportiva, Serena encontrou tempo e energia para criar uma empresa de capital de risco – a Serena Ventures –, além de investir em uma marca própria de joias e roupas.

Serena também participou do desenvolvimento de produtos audiovisuais, envolveu-se em causas sociais e criou diversos empreendimentos, firmando-se assim como uma empresária de sucesso inquestionável.

A extraordinária trajetória apresentada brevemente acima será um dos destaques da 12ª edição da Expert XP, o maior festival de investimentos do mundo.

Melhor ainda: a experiência será contada pela própria Serena, que marcará presença – sim, ao vivo, no dia, 4 de agosto –, nas dependências da São Paulo Expo, um espaço de 43 mil metros quadrados na capital paulista.

A Expert XP 2022 espera receber, entre 3 e 4 de agosto, cerca de 30 mil participantes, além de outros milhares que deverão acompanhar o evento de maneira digital.

A edição 2022 terá uma novidade. Será a primeira no formato híbrido, combinando palestras e debates presenciais com transmissões no ambiente online.

“Todo ano buscamos entregar algo diferente”, diz Caroline Namora, head de Marketing da XP. “Desta vez, notamos um desejo muito grande de as pessoas voltarem a se encontrar, mas ao mesmo tempo mantivemos a cobertura online. Unimos os dois mundos.”

O mote da Expert 2022 – “O Futuro Pelo Olhar de Quem Transforma ” – vem a calhar em um momento de mudanças no Brasil e no mundo

O mote da Expert 2022 – “O Futuro Pelo Olhar de Quem Transforma ” – vem a calhar em um momento de mudanças no Brasil e no mundo. Vivemos, afinal, o pós-pandemia e a nova era tecnológica impõe desafios em todas as áreas do conhecimento.

“Como companhia, sempre olhamos para frente, para o próximo passo”, reforça Caroline. “Procuramos promover um conteúdo pautado nisso.”

Como nas edições anteriores, o evento de 2022 trará um time estrelado de painelistas. Entre eles, personalidades internacionais, como Amy Webb (futurista americana, fundadora e CEO do Future Today Institute), Lawrence H. Summers (ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos) e Howard Marks (sócio fundador e co-chairman da Oaktree Capital Management).

Merece destaque também a inédita participação de Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido entre 2016 e 2019 – ela foi a segunda mulher na história a ocupar o cargo.

A ex-premiê abordará sua trajetória política, experiências e aprendizados em períodos únicos da história recente, como o Brexit – a conturbada saída do Reino Unido da União Europeia – e a guerra na Ucrânia, em pleno coração da Europa.

Entre os participantes nacionais, o evento também trará nomes de peso. Entre eles, Guilherme Benchimol, presidente-executivo do Conselho de Administração da XP; Thiago Maffra, CEO da XP; Nathalia Arcuri especialista em finanças, fundadora e CEO da Me Poupe!; Thiago Nigro, CEO e fundador do Grupo Primo e idealizador de O Primo Rico, um dos maiores projetos de comunicação sobre finanças do país; e Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões.

Como não poderia deixar de ser, o encontro cobrirá temas da atualidade e o impacto que geram no mundo dos investimentos. Um dos painéis, por exemplo, reunirá os gigantes do mercado Luis Stuhlberger, da Verde Asset, André Jakurski, da JGP, e João Landau, da Vista Capital.

Um dos painéis reunirá os gigantes do mercado Luis Stuhlberger, da Verde Asset, André Jakurski, da JGP, e João Landau, da Vista Capital

O universo da tecnologia estará muito bem representado por executivos que lideram marcas globais, como Tânia Cosentino, CEO da Microsoft no Brasil, e Conrado Leister, diretor-geral da Meta no país. Temas relacionais à agenda ESG, empreendedorismo, política e macroeconomia também fazem parte da programação.

Na seara esportiva, a Expert terá craques consagrados. Além de Serena, estão confirmadas as participações de Ronaldo Fenômeno, campeão do mundo pela seleção e atual dono do Cruzeiro, e Felipe Drugovich, piloto que lidera o campeonato da Fórmula 2 e forte candidato a ingressar na Fórmula 1 em 2023.

O evento terá a transmissão de todos os conteúdos – o que inclui palestras, mesas redondas, talks e entrevistas – na plataforma expertxp.com.br. Além disso, a cobertura do evento acontecerá nas redes sociais da empresa. “A Expert XP cumpre o papel essencial de ajudar a transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento”, conclui Lisandro Lopez, Chief Marketing Officer (CMO) da XP Inc.

Confira a seguir alguns destaques da programação:

3/8 (quarta-feira)

Horário: 10h30
Quem: Guilherme Benchimol (XP Inc.), Fabricio Bloisi (iFood), Pedro Franceschi (Brex), Carlos Alberto Sicupira (ABInbev) e Cristiane Correa (jornalista e escritora)
Tema: Transformando o futuro do Brasil

Horário: 11h30
Quem: Howard Marks (Oaktree Capital Management)
Tema: Um debate sobre ciclos econômicos e de mercado

Horário: 14h
Quem: Luis Stuhlberger (Verde), André Jakurski (JGP) e João Landau (Vista)
Tema: Debate de titãs: como pensam os gigantes do mercado

Quem: Tânia Cosentino (Microsoft) e Conrado Leister (Meta)
Tema: O futuro dos negócios na visão dos gigantes

Horário: 15h
Quem: Nathalia Arcuri (Me Poupe!), Adriana Barbosa (Pretahub) e Gkay (influencer)
Tema: Mulheres que transformam

Horário: 18h25
Quem: Ronaldo Nazário
Tema: Um bate papo fenomenal

4/8 (quinta-feira)

Horário: 10h
Quem: Lawrence Summers
Tema: Uma conversa sobre economia global

Horário: 11h
Quem: Theresa May
Tema: Uma conversa com Theresa May

Horário: 13h30
Quem: Carola Matarazzo (Movimento Bem Maior), Edu Lyra (Gerando Falcões) e Rubens Menin (Movimento Bem Maior)
Tema: Projeto Legado

Horário: 16h45
Quem: Felipe Drugovich (piloto Formula 2)
Tema: O futuro do Brasil no automobilismo

Horário: 17h30
Quem: Amy Webb
Tema: IA, metaverso, criptoativos e as tecnologias que mudarão o mundo

Horário: 18h45
Quem: Serena Williams
Tema: Uma conversa com Serena Williams

Para assistir a Expert XP, clique aqui.