Comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem. A maior prova disso é que se você não disser nada, ainda assim os outros vão te entender. Ou vão te interpretar de algum jeito.
Grandes líderes e empresas excelentes usam a comunicação como um enorme diferencial. Transformam cada chance de falar do seu propósito em uma oportunidade única. Não há sucesso reconhecido sem uma comunicação de alta qualidade.
Mas não vamos confundir. Liderança é comunicação, mas comunicação não é falar bem. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, mil imagens valem quanto? E quantas vezes por dia a sua imagem é vista?
Trago isso aqui para lembrar, antes de mais nada, que não adianta falar bem, enviar mil mensagens sobre performance, padrões morais, comportamentos desejados, valor do trabalho, seja lá o que for que se queira demonstrar, sem a imagem e o exemplo correspondente.
E muitas vezes o silêncio é mais retumbante do que o barulho. Numa empresa, numa carreira, quanto mais se cresce mais se aparece. E cada aparição é um teste de imagem. No final o que vale é a legitimidade, a ausência de distância entre o discurso e a prática.
Cheguei até aqui para lembrar que não adianta tentar comunicar aquilo que você não é. Mas se você é, se você tem a legitimidade, comunique-se, pois todos têm direito de saber o que vem da sua liderança. E para onde vamos. E como vamos. E o que vamos ganhar com isso.
Você sabia que enquanto está dentro de uma sala, física ou virtual, decidindo a vida das pessoas, elas estão loucas para serem mobilizadas em função de um futuro melhor? Você pode levar este futuro para elas ou deixar que elas o inventem, mas, neste último caso, normalmente elas o inventam sem você.
Pode existir vazio na liderança, mas não existe vazio na comunicação. Tudo é dito ou entendido, quer você fale ou não. Ajay Banga, presidente global da Mastercard, um dos melhores executivos do mundo, a quem muito devo, diz que “dados são o novo petróleo, exceto por um detalhe. O petróleo vai acabar um dia, os dados, não.”
Pode existir vazio na liderança, mas não existe vazio na comunicação. Tudo é dito ou entendido, quer você fale ou não
E o que não acaba vai ser sempre compartilhado de alguma forma, quer você queira ou não. Assuma o protagonismo aqui também. Não se deixe apenas ser levado pela influência de outros.
Comunicar massivamente é fundamental, mas está longe de ser suficiente. Olhar nos olhos, individualizar a conversa, moldar as palavras de acordo com a expectativa de cada pessoa, isso é a maior geração de influência.
Faça isso e peça isso, incentive isso. Aprendemos com Marshall Goldsmith: “A principal habilidade dos influenciadores é o esforço sincero para fazer uma pessoa se sentir a mais importante do mundo.”
Mas voltando para imagem, pense no seguinte, ou você está próximo ou distante. Seja um CEO ou um estagiário, em todos os sentidos procure estar no mesmo contexto das pessoas, a não ser que você não queira pertencer a mesma tribo.
Isso pode ser legítimo, é mais uma forma de comunicação, mas tenha bom senso. Se vestir o abadá, é para sair no bloco, não para ir para o escritório. Pelo amor de Deus!
*Leonel Andrade é CEO da CVC Corp e foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Ele também é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Além disso, faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.
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