“Gente é muito bom, gente deve ser o bom. Tem de se cuidar, de se respeitar o bom.” Nas palavras de Caetano Veloso temos um mantra perfeito para liderança humanizada. Essa liderança vem da capacidade de fazer as pessoas se sentirem dignas, fundamentalmente necessárias para outros.

Ou seja, espera-se da pessoa que lidera que ela seja capaz de transformar cada um dos seus liderados em pessoas de utilidade máxima. Não só para a empresa, não só para o lucro, não só para a tarefa, mas fundamentalmente para si própria e para os outros. A dignidade vem antes da renda, antes dos benefícios, antes do bônus. E muito, muito antes do cargo.

No livro “Ame Seus Inimigos”, Arthur Brooks ensina que “nada é mais destrutivo da dignidade do que o ócio e o senso de superfluidade - a sensação de que alguém simplesmente não é necessário. A dignidade vem do significado, quando nossa vida produz valor para nós mesmos e para os outros. Para sentir-nos dignos, precisamos sentir que os outros precisam de nós”.

Mas como construir relações dignas e cultivar a dignidade nas pessoas? Vamos aproveitar a sabedoria infinita do Dalai Lama para responder. Diz ele: “o que temos que fazer é prestar mais atenção nas maneiras como somos os mesmos que os outros”.

Opa, fica a dica! Se você quer construir um time de real engajamento, lidere chamando a atenção para as características que seus membros têm em comum, não o que os diferem. Foi-se o tempo em que sucesso era simplesmente ser melhor do que outros. Sucesso sustentável é aquele que torna alguém cada dia melhor que si mesmo, cada vez mais útil para seus semelhantes e que trabalha pelo bem coletivo.

Pegou? O líder que gera dignidade é o que se torna importante, não famoso. O professor Mario Sergio Cortella explica isso de forma claríssima. “A fama é passageira, mas a importância não. A importância fica nas pessoas. Quando alguém ‘importa’ é porque traz o outro pra dentro”.

E você, anda por dentro ou está por fora? Você é uma pessoa de quem se escuta falar ou é uma pessoa de quem se quer ouvir falar? Tem de se cuidar, de se respeitar o bom!

Leonel Andrade é mentor, palestrante e articulista do NeoFeed. Atuou por 40 anos no mundo corporativo, tendo sido por duas décadas CEO de empresas como Losango, Credicard, Smiles e CVC Corp. Foi também conselheiro de Vibra e Redecard, sempre reconhecido pela sua liderança, formação de times e desenvolvimento de executivos.