A família Summers é dona de uma plantação de maçãs na região de Pasadena, na Califórnia. Com meio século de existência, o pomar passa de geração para geração. Há cerca de quatro, cinco anos, o engenheiro Robert, responsável atualmente pela propriedade notou que algumas macieiras já não rendiam como antes - elas davam sinais de cansaço, haviam perdido a exuberância.
Robert, então, chamou um especialista: “As árvores estão morrendo. É melhor substituí-las”. Mas Robert não aceitou o diagnóstico. Em vez cortar os pés de maçãs, ele e a companheira Maria Caceres foram investigar o que estava acontecendo com as plantas.
Descobriram que algumas, sobretudo as mais antigas, não estavam recebendo água nas quantidades ideais. A rega por aspersão não conseguia atender às necessidades das macieiras.
Nos dois anos seguintes, o casal se dedicou a desenvolver um sistema de irrigação profunda, "cortando" o mal pela raiz. “Não basta simplesmente regar a superfície do solo. As raízes profundas de uma árvore também precisam receber água para mantê-la saudável”, diz Robert. “A rega profunda pode ser a diferença entre uma árvore saudável e uma árvore moribunda.”
Assim nasceu o equipamento Root Quencher, que rega diretamente as raízes das plantas. “Não pretendíamos criar um produto, mas sim salvar um monte de árvores na propriedade de nossa família”, conta ele, em vídeo, no site da invenção.
Com o novo mecanismo de rega, diz Robert, é possível economizar 50% de água, em comparação ao método tradicional de irrigação. O dispositivo pode integrar sistemas já existentes de irrigação ou funcionar de maneira autônoma.
Feito de plástico reciclado, o Root Quencher é uma espécie de tubão, ajustável conforme a profundidade da raiz e as condições do solo. Se o agricultor quiser, dá para acoplar um recipiente para fertilizante. À medida que água flui por pequenos orifícios, o aditivo é liberado diretamente na raiz.
O sistema desenvolvido por Robert e Maria foi um dos destaques da "National Hardware Show", uma feira de inovações, realizada em Las Vegas, no início de fevereiro. A primeira linha do Root Quencher inclui um dispositivo para ser conectado a uma linha de irrigação por gotejamento e outro projetado para regar gramados.
O Root Quencher pode ser mais uma ferramenta para a irrigação de precisão. Um das fronteiras mais promissoras na busca por sistemas agroalimentares mais sustentáveis, resilientes e produtivos. Ao entregar a quantidade de água ideal para cada planta, no tempo e local mais adequados, as novas tecnologias, como a criada por Robert e Maria, podem ajudar a combater a escassez hídrica.
Como escrevem os pesquisadores da Organização das Nações Unidas (ONU), no relatório Drought in Numbers 2022 – Restoration for Readiness and Resilience, em um planeta sob ameaça da falta de água doce, “cada gota importa”.