O empreendedor social Edu Lyra, da Gerando Falcões, criou um modelo inteligente para empoderar as mulheres que vivem em favelas brasileiras. Ele desenvolveu o projeto ASMARA, uma força de vendas que se retroalimenta das doações de produtos das empresas e, consequentemente, gera mais renda fazendo a roda girar. E, na semana passada, ganhou mais uma ajuda de peso.

A Alpargatas, dona da marca Havaianas, doou 50 mil pares de sandálias ao projeto. A ação amplia uma parceria de longa data com a ONG.

“Estas 50 mil Havaianas vão contribuir para levar dignidade e mais oportunidades para a favela. Os pares doados chegarão nas mãos das Maras, mulheres que participam do nosso programa de empoderamento econômico, e se tornarão mercadoria para geração de renda", disse Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, ao NeoFeed.

O projeto “ASMARA” surgiu em novembro de 2023, em busca de promover autonomia financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de um modelo de venda direta, e já atendeu mais de 3.100 participantes. Além da Alpagartas, tem Tok Bothânico, TIM, Suzano, Vale, Zurich e MAC como parceiras

Inicialmente, as mulheres, chamadas de “Mara”, recebiam gratuitamente kits mensais com itens como roupas, calçados e acessórios para revender em suas comunidades.

Em 2024, o projeto obteve R$ 4,6 milhões, sendo mais de R$ 1,1 milhão distribuído em comissões para as participantes. O restante do lucro foi dividido entre ONGs locais parceiras e a Gerando Falcões.

Com a meta de alcançar 10 mil mulheres em São Paulo, Lyra mudou o modelo de negócio para o formato "LIGAS". Agora, as participantes não trabalham mais individualmente, mas são divididas em times de no mínimo seis integrantes, todas da mesma região, para que possam trocar aprendizados sobre o processo de venda.

Além disso, nesse novo formato, elas têm acesso microcréditos em produtos, o que possibilita fazer escolhas mais assertivas dos itens com maior demanda em sua região. Em vez de receberem os kits fechados, agora as mulheres podem escolher em um catálogo produtos (desde eletrodomésticos até itens de vestuário e cama, mesa e banho) o que querem ter disponível para trabalhar. Cada uma recebe os itens escolhidos gratuitamente e, só depois da venda, repassa parte da comissão para a ONG.

A relação entre Alpargatas e Gerando Falcões, no entanto, existe antes mesmo da criação do projeto ASMARA. Em 2022, a companhia desenvolveu uma linha especial de chinelos, com estampas criadas por artistas de favelas, por meio da qual destinou R$ 1,3 milhão do lucro líquido da venda para projetos de transformação social.

"Conduzimos nossas iniciativas de responsabilidade social por meio do Instituto Alpargatas há mais de 20 anos", disse Sarah Bonadio, diretora de Corporate Affairs da Alpargatas, área estruturada recentemente pela empresa para reforçar ações de impacto sócio-ambiental.

"Parcerias com organizações como a Gerando Falcões potencializam nossa capacidade de impacto, ampliando o alcance das doações e fortalecendo o apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade social", complementa.