Fundada em 2007, a agência Ideal ganhou corpo em 2015, ao ser adquirida pelo grupo britânico WPP, um dos gigantes do mercado de comunicação. Passados sete anos do acordo, a empresa brasileira está estabelecendo um novo marco ao se tornar a primeira empresa brasileira do setor a expandir suas fronteiras.

O passaporte para esse embarque veio à tona na manhã desta quarta-feira, a partir de um comunicado da WPP. O grupo anunciou que irá transformar a Ideal em uma marca internacional de relações públicas, com o lançamento global da marca, que, além do Brasil, irá operar no México, nos Estados Unidos e na Europa.

A divulgação veio acompanhada de um segundo movimento do WPP, que também envolve a Hill+Knowlton, empresa do grupo que hoje abrange a Ideal, entre outras operações: a compra do Jeffrey Group, grupo de comunicação corporativa e de relações públicas focado exclusivamente no mercado da América Latina.

“Através desta transação, a Hill+Knowlton está dando dois grandes passos à frente – tornando-se um player global proeminente na América Latina por meio da combinação de negócios altamente complementares e de tamanho semelhante e criando um segundo motor de crescimento para a nossa maior prática”, disse, em nota, AnnaMaria DeSalva, CEO global do WPP. .

A operação da Ideal será comandada por Ricardo César, cofundador da agência e que liderava, desde 2018, a operação da Hill+Knowlton na América Latina. Quem assumirá seu antigo posto será Brian Burlingame, CEO do JeffreyGroup desde 2015.

“Ricardo liderou um crescimento consistente e surpreendentemente lucrativo, entregando inovação e criatividade a um grupo de clientes fiel e crescente. Estamos entusiasmados em estender a marca Ideal globalmente sob sua liderança.”

No modelo desenhado pelo WPP, a marca ideal terá como foco atender clientes que têm a inovação e a transformação digital como prioridade em suas agendas. Essa carteira incluirá, especialmente, as empresas de tecnologia disruptivas e emergentes.

Cofundador da Ideal, Ricardo César irá comandar a operação global da marca

“Estou incrivelmente orgulhoso do que construímos com a Ideal no Brasil e estou animado com a oportunidade de expandir esse conceito globalmente. É a hora certa para a Ideal afirmar sua experiência única em digital e conteúdo para o nosso crescente portfólio de clientes”, afirmou César, na nota.

Conforme apurou o NeoFeed, a estruturação da operação global da Ideal envolverá a migração de profissionais e clientes que, atualmente, trabalham em escritórios da Hill+Knowlton no México, nos Estados Unidos e na Europa.

Em outra frente, com o acordo para a aquisição do JeffreyGroup, a Hill+Knowlton está dobrando sua presença na América Latina, ao incorporar uma operação com sede em Miami e escritórios na Cidade do México, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires.

“O JeffreyGroup e a Hill+Knowlton são empresas altamente complementares, possibilitando otimizar os pontos fortes de ambas as marcas para formar a rede global líder na região”, disse Burlingame.