Da promessa de se tornar um dos maiores IPOs de todos os tempos, quando foi anunciado em maio deste ano, a oferta pública inicial de um fundo fechado da Pershing Square Capital Management nos Estados Unidos se transformou, pouco tempo depois, em um grande fiasco, devido à pouca demanda.
No desenrolar dessa trama, a gestora comandada Bill Ackman, um dos nomes mais ativos em Wall Street, foi reduzindo suas ambições até retirar a oferta, em 31 de julho. Mas, ao que tudo indica, o investidor americano, também conhecido como “Baby Buffett”, não se deu por vencido.
Em uma nova reviravolta desse roteiro, Ackman e a Pershing Square Capital Management estariam sondando investidores na tentativa de ressuscitar o IPO, a partir da concessão de incentivos adicionais nesse processo. As informações foram publicadas pelo jornal britânico Financial Times.
Esse novo capítulo da saga passa pela estruturação de alternativas para atrair mais interessados. Em uma dessas opções, a gestora planeja oferecer aos primeiros investidores que embarcarem na oferta o direito de comprar ações extras do fundo no futuro, a um preço fixo, por meio de garantias.
O desenho atrelado às ações da Pershing Square USA se assemelharia ao modelo de uma Special Purpose Acqusition Company (SPAC, na sigla em inglês), com títulos de garantia e papéis negociados como uma unit por um período após o IPO, antes de se serem separados.
Segundo pessoas próximas a essas conversas, o melhor prêmio na visão dos investidores seria, no entanto, o direito de ingressar em uma eventual abertura de capital da própria Pershing Square, que administra recursos tanto desse veículo nos Estados Unidos como na Europa.
Ackman e seus pares já haviam lançado mão de outros artifícios quando definiram a meta inicial de captar US$ 25 bilhões com a listagem do fundo. Entre outras questões, a gestora propôs abrir mão das taxas de administração do primeiro ano de negociação do veículo.
Esse plano enfrentou, porém, a resistência dos investidores, que buscavam mais incentivos em vez de esperar para comprar ações após o lançamento da oferta, quando os fundos geralmente são negociados com desconto.
Em outra frente, Ackman também apostava em sua fama no X (antigo Twitter), onde acumula mais de um milhão de seguidores, para impulsionar a oferta. Entretanto, a gestora desistiu da listagem do fundo na Bolsa de Nova York depois de reduzir sua meta de captação em mais de 90%, para US$ 2 bilhões.
Agora, de acordo com as fontes ouvidas pelo jornal britânico, se os títulos de garantia fossem emitidos juntamente com as ações da Pershing Square USA, essa estrutura não poderia mais incluir a questão da renúncia das taxas de administração.
Ao ressaltar que as negociações vêm fluindo e ainda estão sujeitas a mudanças, parte dessas pessoas disse que a expectativa é de que Ackman traga a oferta de volta ao mercado antes do fim do ano.