O Banco Original atingiu a marca de 10 milhões de cartões emitidos, um crescimento de 455% em um ano – em maio do ano passado, eram 1,8 milhão de plásticos.

O número contempla cartões de crédito e débito, sendo que mais da metade dos cartões emitidos são de não correntistas através de parcerias cobranded. A principal delas é com o PicPay, superapp que é do mesmo controlador do Banco Original, a J&F.

“A nossa meta era 12 milhões de cartões em 2021, mas vamos atingir esse número no fim de junho”, afirma Simão Kovalski, head de cartões do Banco Original. “Estamos emitindo mais de 1 milhão de cartões por mês.”

Além do PicPay, Kovalski diz que o Banco Original já tem duas parcerias engatilhadas de cartões cobranded que devem ser anunciadas em breve. Essa, na visão do executivo, deve ser a área que mais vai crescer.

A instituição financeira não abre os números de sua área de cartões de crédito. Mas, em fevereiro deste ano, segundo reportagem publicada pelo NeoFeed, 25% do faturamento dos cartões do Original, o equivalente a R$ 151 milhões, vieram de não correntistas.

Atualmente, o Banco Original conta com mais de 4,5 milhões de correntistas. A ideia é usar os cartões de crédito e débito como a porta de entrada para que o não correntista possa usar outros serviços do banco. “Temos sustentado esse crescimento com muita inovação”, diz Kovalski.

Nos últimos 12 meses, o banco lançou um cartão de crédito adicional para crianças a partir de 10 anos. Além disso, novos recursos foram acrescentados, como cartões virtuais, gestão totalmente via app (cancelamento, bloqueio de cartão e nova via). Todos os cartões já contam também com a opção de pagamento sem contato.

Ao contrário da maioria dos concorrentes na área de cartões, o Banco Original não aderiu a estratégia de anuidade 100% gratuita. Há opções sem custo, mas a estratégia foi a de zerar a anuidade a partir de um determinado nível de gasto. Além disso, eles contam com cashback que pode chegar até a 1,5% do valor da fatura.