O crescimento da carteira de clientes focado no público de classe B se tornou um dos objetivos do Banco Pan na estratégia de reposicionamento da marca. Nos últimos anos, o banco focou sua atenção nas classes C, D e E.

“Acreditamos que podemos oferecer bons produtos e serviços também para essa classe com uma renda um pouco superior”, diz Carlos Eduardo Pereira Guimarães, CEO do Banco Pan, em entrevista após a divulgação de resultados do terceiro trimestre.

Parte desse plano passa por Mobiauto e Mosaico, empresas que foram adquiridas pelo banco nos últimos anos. “A nossa estratégia sempre foi focada na diversificação de canais e produtos. Esses canais [Mobiauto e Mosaico] ajudam a trazer clientes que rem uma renda maior”, afirma Guimarães.

No começo do mês, um relatório do Bank of America, que tinha recomendação de compra para o papel do Pan, destacou a transição da operação para um modelo mais digital. As aquisições teriam sido essenciais para viabilizar essa estratégia.

Outro canal que deve ser importante neste objetivo é o WhatsApp. Nos últimos meses, o banco vem trabalhando em projetos para melhorar a experiência de uso na plataforma. A ideia é cada vez mais emular um aplicativo dentro do serviço de mensagens.

“No passado você tinha que ficar digitando as opções desejadas, hoje já estamos estudando como colocar o reconhecimento facial dentro do WhatsApp”, diz Guimarães.

Resultados Financeiros

Em seu resultado mais recente, referente ao terceiro trimestre deste ano, o Banco Pan informou que manteve a média de ganho de 1 milhão de clientes no período. Agora são 26,9 milhões de correntistas. A carteira de crédito, por sua vez, aumentou 3% ante o segundo trimestre e agora soma R$ 39,2 bilhões.

A instituição financeira registrou lucro líquido ajustado de R$ 198 milhões, alta de 2,6% ante o mesmo período do ano passado. Já a margem financeira líquida gerencial caiu de R$ 1,92 bilhão para R$ 1,88 bilhão.

O patrimônio líquido consolidado totalizou R$ 8 bilhões no trimestre, alta de 2,6% na comparação anual. Já o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) foi de 11,5% no terceiro trimestre. O volume transacionado somou R$ 22 bilhões.

Avaliado em R$ 9,1 bilhões, o banco acumula alta de 25% nas ações desde o começo do ano.