O BTG Pactual anunciou uma proposta de incorporação do Banco Pan, cinco dias depois de aumentar sua participação nas ações preferenciais de 50,25% para 55,4%. O banco de André Esteves já detém 100% dos papéis ordinários.
Na prática, caso a proposta seja aprovada, o Banco Pan se transforma em uma subsidiária do BTG e deixa a bolsa de valores, em mais um fechamento de capital na B3. A Gol acabou de anunciar um plano para também fechar capital na B3.
A operação será realizada em duas etapas praticamente simultâneas. Na primeira, o Banco Sistema, que é um veículo do BTG Pactual e massa sucessora do Banco Bamerindus, incorporará todas as ações do Banco Pan que ainda não possui. Em seguida, o BTG Pactual incorporará todas as ações do Banco Sistema, incluindo as recebidas na etapa anterior.
Cada unit do BTG Pactual vai valer 4,7 ações do Banco Pan, segundo a proposta. Essa relação representa um prêmio superior a 30% sobre o preço de mercado atual das ações do Pan.
De acordo com o fato relevante, a operação visa a consolidar produtos e serviços em uma única instituição financeira listada. Além disso, ela deve gerar ganhos de escala, eficiência operacional e simplificação da estrutura societária, além de reduzir custos redundantes e facilitar o acesso a capital para expansão dos negócios.
"Em algum momento eles fariam oferta. BTG tem mais de 80% do banco", diz uma fonte. "É um ótimo negócio para os acionistas do Pan e para o BTG."
A operação requer aprovação do Banco Central, devido ao aumento de capital e alterações estatutárias. Além disso, será também necessário convocar assembleias gerais para aprovar os termos da operação e os laudos de avaliação.
Em junho deste ano, quando surgiram rumores de que o BTG Pactual estava se preparando para realizar uma oferta pública de aquisição (OPA), o BTG, em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), deixou claro que não estava nos planos fechar o capital do Banco Pan.
“Não há intenção, neste momento, de realizar uma oferta para o Banco Pan”, escreveu, em nota ao mercado, naquela ocasião. O BTG Pactual, no entanto, confirmou que estava “intensificando a integração com o Banco Pan, com foco em maximizar as sinergias operacionais e estratégicas entre as duas instituições.”