Um dos baluartes da inteligência artificial (IA), a OpenAI já captou US$ 78 bilhões com nomes de peso como Microsoft, Softbank, Nvidia e Sequoia Capital. Agora, esses investidores irão dividir espaço no captable da empresa com Mickey Mouse, Pato Donald e companhia.
A Disney anunciou na quinta-feira, 11 de dezembro, que vai investir US$ 1 bilhão em ações da OpenAI e que receberá um bônus de subscrição para adquirir papéis adicionais da companhia, dona do ChatGPT.
O investimento, que marca o maior acordo já firmado por um grupo de mídia e uma empresa de IA, é um dos componentes de uma parceria mais ampla, que conecta as personagens da gigante de entretenimento com a Sora, ferramenta de criação de vídeos curtos da OpenAI.
Como parte do acordo, que inclui um contrato de licenciamento de três anos, a Disney se torna a primeira grande parceira da plataforma, que poderá gerar vídeos para redes sociais, criados pelos usuários, a partir de um pacote de mais de 200 personagens da Disney, Marvel, Pixar e Star Wars.
“A inovação tecnológica tem moldado continuamente a evolução do entretenimento, trazendo consigo novas maneiras de criar e compartilhar grandes histórias com o mundo”, afirmou, em nota, Robert Iger, CEO da The Walt Disney Company.
O acervo incluído no acordo traz nomes como Mickey Mouse, Lilo, Stitch, Ariel, Cinderela e Simba, além de personagens de franquias como Frozen, Divertida Mente, Moana, Monstros S.A., Toy Story, Capitão América, Deadpool e Star Wars.
“Unir as histórias e personagens icônicos da Disney com a tecnologia inovadora da OpenAI coloca a imaginação e a criatividade diretamente nas mãos dos fãs da Disney de uma maneira nunca antes vista, oferecendo a eles formas mais ricas e pessoais de se conectar com os personagens e histórias que amam”, acrescentou Iger.
A parceria envolve ainda o ChatGPT Images, recurso do ChatGPT, por meio do qual os usuários poderão gerar imagens, em segundos, a partir de descrições de texto (prompts) e usando essa mesma propriedade intelectual. O acordo não cobre, porém, o uso de imagens ou vozes de artistas.
“A Disney é referência mundial em narrativa e estamos entusiasmados com a parceria que permitirá à Sora e ao ChatGPT Images expandir a forma como as pessoas criam e vivenciam conteúdo de alta qualidade”, disse Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI.
Além do licenciamento, o acordo prevê que a Disney se torne cliente da OpenAI, usando as APIs da empresa para criar produtos, ferramentas e experiências, inclusive para o Disney+, seu serviço de streaming, rival da Netflix.
Nesses termos, os usuários terão acesso a seleções especiais de vídeos gerados pela Sora no Disney+. E a Disney e a OpenAI irão atuar a quatro mãos para desenvolver novas experiências para os assinantes do serviço.
Em outra ponta, as duas empresas reafirmaram um compromisso com o uso responsável da inteligência artificial, que passa por questões como a proteção e a segurança do usuário, bem como os direitos dos criadores.
Essa afirmação dialoga diretamente com os imbróglios judiciais que tanto a OpenAI como outras empresas de inteligência artificial têm enfrentado no que diz respeito ao uso de dados proprietários de grupos de mídia para treinarem seus modelos de inteligência artificial.
As ações da Disney operavam com alta de 1,12% na Bolsa de Nova York por volta das 10h15 (horário local) dessa quinta-feira, cotadas a US$ 110,04. No ano, os papéis têm uma desvalorização de 1,17%. O grupo está avaliado em US$ 197,8 bilhões.
Já a OpenAI, em sua última rodada privada, realizada em outubro, foi avaliada em cerca de US$ 500 bilhões.