Em linha com a trajetória de muitos dos nomes por trás das grandes empresas de tecnologia, foi na Califórnia que Elon Musk começou a construir e gerou boa parte da sua fortuna estimada em US$ 267 bilhões.

Não é de hoje, porém, que o estado americano vem perdendo espaço no mapa do bilionário. E o seu mais novo movimento que corrobora essa visão foi anunciado, como não poderia deixar de ser, por meio de uma postagem no X (antigo Twitter).

Dono da rede social e da SpaceX, entre outros negócios, Musk anunciou na tarde desta terça-feira, 16 de julho, que vai mudar a sede das duas companhias, atualmente instaladas na Califórnia, para o estado do Texas.

Essas medidas, segundo o bilionário, são uma resposta a uma nova lei sancionada na última segunda-feira, 15 de julho, por Gavin Newsom, governador da Califórnia, que proíbe as escolas do estado de exigir que os professores notifiquem os pais sobre a mudança de orientação sexual ou identidade de gênero de um aluno.

“Essa é a gota d´água. Por causa desta lei e de muitas outras que a precederam, atacando famílias e empresas, a Space X agora mudará sua sede de Hawthorne, na Califórnia, para Starbase, no Texas”, afirmou Musk, no X.

Starbase é o nome escolhido para uma instalação de grande porte que a SpaceX vem construindo há alguns anos em uma área próxima de Brownsville, no sul do Texas. É nessa estrutura que a companhia tem desenvolvido seu sistema de foguetes e abriga ainda uma fábrica.

Na sequência, em outra postagem, ele escreveu que a sede do X também seria transferida, nesse caso, de São Francisco, para Austin. “Já estou farto de fugir de gangues de viciados em drogas violentos só para entrar e sair do prédio”, observou.

A X está instalada em São Francisco há mais de uma década, muito antes de a companhia, na época, ainda batizada de Twitter, ser comprada pelo bilionário, em 2022.

Sobre a lei sancionada na segunda-feira, Musk acrescentou que havia deixado claro ao governador, há cerca de um ano, que leis dessa natureza “forçariam famílias e empresas a deixarem a Califórnia para protegerem seus filhos”.

Essas postagens encontram eco em outras decisões recentes relacionadas ao estado americano. Há três anos, Musk, que também é CEO da Tesla, anunciou a mudança da sede da montadora de Palo Alto para Austin. Mas manteve um centro de engenharia na cidade da Califórnia.

Naquela época, a decisão foi justificada por Musk pela frustração causada pelos lockdowns adotados na região, em função da pandemia. A Tesla manteve, porém, um centro de engenharia na cidade da Califórnia.

Em outra oportunidade, Musk reforçou seu distanciamento do estado ao dizer que mudou sua residência da Califórnia. O destino da sua nova moradia também foi o Texas, onde pagaria menos impostos.