A Inter&Co Inc. divulgou nesta quinta-feira, 14 de novembro, os resultados do terceiro trimestre de 2024 com lucro líquido recorde de R$ 260 milhões e a aquisição de 1,1 milhão de novos clientes ativos, totalizando 19,5 milhões e 34,9 milhões de clientes totais.

A receita líquida chegou a R$ 1,7 bilhão, aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem de juros líquida foi de 9,6%, 0,4 ponto percentual maior do que o último trimestre. Já o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) foi de 11,9%, um aumento anual de 6,2 pontos percentuais.

Segundo a companhia, o resultado é fruto do investimento em marketing para atrair mais clientes e gerar um maior percentual na ativação dos mesmos. A receita recorde vem tanto na expansão e maior direcionamento no crédito a produtos de maior retorno, como também no crescimento de serviços, como seguros, marketplace e conta internacional.

O TPV (volume total de pagamentos) foi de R$ 320 bilhões, um aumento de 46% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, totalizando R$ 1,2 trilhão no anualizado.

"Tivemos um terceiro trimestre sólido, reportando maior rentabilidade e crescimento tanto nas receitas de serviços, quanto de juros”, diz João Vitor Menin, CEO da Inter&Co. "Nosso foco na execução do plano de chegar a 60 milhões de clientes, um índice de eficiência de 30% e um retorno sobre patrimônio líquido de 30%, aumentando a participação de mercado e a penetração dos nossos produtos, enquanto mantemos ganhos de eficiência, está dando resultados consistentes.”

A receita média mensal por cliente ativo chegou a R$32,5, frente a R$ 30,4 do trimestre anterior, o que segundo o Inter mostra como há grande oportunidade de explorar o cross seling na sua base de clientes.

A expectativa é que os resultados consistentes continuem, mesmo com o cenário de aumento da taxa de juros, mais desafiador para bancos por elevar risco de inadimplência e frear o apetite por crédito.

“Nossa estratégia de crescimento está menos relacionada com o cenário, e sim com a penetração na nossa própria base. Mas de fato o aumento na Selic nos deixa mais cautelosos com uma possível deterioração”, afirma Rafaela Vitória, diretora de RI e economista-chefe do Inter. “Mas temos um funding muito competitivo, com custo de 65% do CDI devido ao grande volume de depósito à vista que pode nos ajudar a ganhar mercado em um ambiente mais restritivo.”