Com um plano de investimentos que, condicionado à sua dupla listagem nos Estados Unidos, pode chegar a R$ 15 bilhões no Brasil até 2026, a JBS reservou uma parcela desses recursos para uma operação pouco conhecida, mas não menos estratégica, dentro do seu extenso portfólio.
Quem está integrando esse pacote é a Zempack, unidade de embalagens metálicas do grupo de alimentos. A JBS antecipou ao NeoFeed um aporte de R$ 70 milhões para ampliar a capacidade produtiva da operação, que conta com plantas em Lins (SP), Guaiçara (SP) e Três Lagoas (MS).
Esse montante será dividido igualmente em duas dessas unidades. Na fábrica de Lins, dedicada às embalagens metálicas para alimentos do grupo, o investimento de R$ 35 milhões terá como destino uma nova linha centrada em alimentos “luncheon meat”, de proteínas pré-cozidas.
Com essa cifra, a unidade irá ampliar sua capacidade produtiva em 180% até novembro. Já na unidade de Guaiçara, que produz latas de aerossóis em aço e alumínio, os R$ 35 milhões restantes já foram aplicados nos últimos meses para aumentar a capacidade de produção em 25%.
“Esse investimento é fundamental, pois amplia nossa oferta em segmentos que são estratégicos para a empresa”, diz Marcelo Jorcovix, diretor da Zempack. Nesse sentido, além do “luncheon meat”, alvo da nova linha em Lins, ele cita segmentos como inseticidas, higiene, limpeza e cosméticos.
O executivo acrescenta um outro racional por trás do aporte. “O mercado vem crescendo com a maior conscientização dos consumidores em relação aos problemas gerados pelo consumo excessivo de plástico.s”
Ele recorre a alguns números para embalar esse discurso. Segundo dados mais recentes da Associação Brasileira de Aerossóis (ABAS), o Brasil já é o quarto mercado global em aerossóis, com 1,32 bilhão de unidades consumidas em 2022.
Um levantamento da consultoria americana Mordor Intelligence projeta, por sua vez, que o mercado global de latas de aerossol saltará de um volume de 19 bilhões de unidades em 2024 para mais de 22 bilhões até 2029.
De olho nesses números, a Zempack tem capacidade de produzir mais de 1 bilhão de embalagens por ano. Hoje, cerca de 30% da operação é destinada a JBS. Com mais de 2 mil SKUs, os 70% restantes atendem a uma carteira de mais de 80 clientes, em particular, no Brasil, com exportações pontuais.
A divisão começou a ser estruturada em 2008, a partir da aquisição da Fábrica de Latas e com a proposta inicial de atender às demandas da Friboi. Nos anos seguintes, a unidade expandiu seu leque de ofertas e de atuação, e, em 2021, foi rebatizada como Zempack.
Atualmente, a companhia tem mais de 8,5 mil profissionais em Lins e região. Com o novo investimento, a unidade de Guaiçara, que integra esse mapa e foi inaugurada em 2021, vai ampliar seu quadro de funcionários em 20%.
As ações da JBS estavam sendo negociadas com ligeira queda de 0,66% por volta das 13h na B3, cotadas a R$ 34,37. No ano, os papéis registram uma valorização de 37,8% e o grupo está avaliado em R$ 76,2 bilhões.