A queda de 7,59% registrada pelas ações da Locaweb no fechamento do pregão da quinta-feira, 23 de março, trouxe um prenúncio sobre o nível de desconfiança do mercado em relação à companhia brasileira de serviços de tecnologia.

Na manhã desta sexta-feira, 24 de março, o desempenho dos papéis na abertura das negociações na B3 confirmou e acentuou esse mau humor dos investidores. As ações abriram o dia caindo mais de 2% e, por volta das 14h15, registravam um recuo de mais de 8%, cotadas a R$ 4,67. Desde 16 de março, a desvalorização acumulada é de mais de 30%. A empresa está avaliada em R$ 2,7 bilhões.

O resultado da Locaweb no quarto trimestre de 2022 trouxe diversos indicadores abaixo das estimativas. Nem a explicação dos executivos da Locaweb conseguiram reverter esse sentimento desfavorável em conferência com analistas.

“Mesmo com um cenário externo mais difícil, entregamos ganhos de margem, porque controlamos folha e custos”, disse Fernando Cirne, CEO da Locaweb, abordando um tema em xeque, há tempos, na operação. “E isso é muito importante para que continuemos trazendo ganhos nos próximos trimestres.”

O fato é que o mercado não gostou do que viu no balanço da companhia. Um dos pontos que desagradaram foi a queda de 2,7 pontos percentuais na margem Ebitda ajustada em 2022, para 15,1%.

Entre outubro e dezembro, a margem Ebitda ajustada evoluiu 3,2 pontos percentuais, para 16,1%. Entretanto, na comparação com o patamar registrado no terceiro trimestre de 2022, houve um recuo de 0,5 ponto percentual.

“Na nossa visão, essa queda trimestral é um sinal de alerta em relação ao discurso da empresa sobre a recuperação da margem daqui para frente”, escreveram, em relatório, Bernardo Guttmann e Marco Nardini, analistas da XP.

Com recomendação neutra e preço-alvo de R$ 7,50 para a ação da Locaweb, a XP também ressaltou questões como a receita operacional líquida 6% abaixo de suas estimativas. O indicador cresceu 23,2% entre outubro e dezembro, para R$ 302,9 milhões. Em 2022, o salto foi de 42,3%, para R$ 1,13 bilhão.

Além da receita líquida e do Ebitda ajustado de R$ 48,7 milhões no trimestre, 12% abaixo da sua projeção, o BTG observou que o resultado fraco da Locaweb se traduziu em números aquém do esperado mesmo quando consideradas as estimativas menos otimistas para a operação.

“Como era amplamente esperado, os resultados desapontaram em termos de crescimento e lucratividade. Todos os problemas com resultados anteriores estavam relacionados à margem e esse foi o primeiro trimestre que o crescimento decepcionou”, observaram os analistas Osni Carfi, Carlos Sequeira e Guilherme Gutilla.

Quem também reforçou esse coro foi o Credit Suisse. Com recomendação neutra e preço-alvo da ação em R$ 7,50, seus analistas também alertaram para linhas como as margens, o Ebitda e a desaceleração na receita líquida total, que recuou de uma alta de 46% no terceiro trimestre para uma expansão de 23,2%.

O banco suíço ressaltou o impacto negativo do crescimento em menor ritmo da divisão de Commerce, que registrou uma receita líquida de R$ 206,4 milhões no trimestre, alta anual de 46,3%, e de R$ 721,7 milhões no ano, um salto de 81,9%.

“Apesar de um valor nominal sólido, as receitas de Commerce ficaram 4% abaixo das nossas estimativas, em função das receitas menores do que o esperado de Yapay e Melhor Envio”, afirmaram os analistas Daniel Federle e Victor Ricciuti, citando os braços de serviços financeiros e de fretes do grupo.

“Agora que o crescimento das receitas está ocorrendo em um ritmo mais lento do que seus pares e que o aumento da margem esperado em 2023 parece mais desafiador, o valuation premium da Locaweb parece totalmente injustificado”, acrescentou a dupla, que reforçou sua preferência no setor por Totvs e Sinqia.

Entre outros números, a Locaweb fechou o quarto trimestre com um lucro líquido de R$ 18,9 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 7,2 milhões reportado nos últimos três meses de 2021. No ano consolidado, o lucro líquido foi de R$ 30,3 milhões, contra uma perda de R$ 15,7 milhões no exercício anterior.

As plataformas da empresa somaram um GMV de R$ 14,3 bilhões no quarto trimestre, 30,6% superior ao volume divulgado no mesmo intervalo de 2021. O Ebitda ajustado cresceu 20,6% no ano, para R$ 172,4 milhões.

A companhia fechou 2022 com uma geração de caixa de R$ 71,8 milhões, um desempenho 22,6% superior em relação a 2021. A dívida líquida foi de R$ 1,44 bilhão, uma redução de 7,5% em relação ao montante registrado um ano antes.

Consolidação

A Locaweb recorreu a outros números para tentar mostrar que está no caminho certo, especialmente em frentes como Ebitda, geração de caixa e recuperação das margens. Entre eles, o desempenho das 16 aquisições feitas desde 2020, um pacote que, naturalmente, vem pesando nas margens da companhia.

Um dos aspectos salientados foi o fato de que essas operações somadas, em seu pior momento, no quarto trimestre de 2021, reportaram uma margem Ebitda negativa de 11,9%. E, agora, fecharam o quarto trimestre de 2022 com uma margem Ebitda de 2,8%, um ganho de 9,1, pontos percentuais.

Eles também ressaltaram que levando-se em conta as cinco maiores operações dessa leva já apresentaram um Ebitda positivo de R$ 2,8 milhões no período. O grupo representa 88% da receita de todas as empresas compradas e é formado por Bling, Melhor Envio, Squid, Vindi e Octadesk.

“São companhias que já estão com Ebitda positivo e que crescem acima de 50%”, afirmou Rafael Chamas, CFO da Locaweb. “Então, temos uma expansão óbvia por ganho de escala e diluição de custo que, naturalmente, vai trazer as margens mais para cima.”

Ainda nessa esfera, os executivos da Locaweb deixaram claro que, após mostrar um apetite em M&As com poucos paralelos no mercado brasileiro nos últimos anos, uma das prioridades daqui para frente envolve outra abordagem.

“Uma das agendas estratégicas do grupo é a simplificação organizacional, que passa necessariamente pela integração e fusão dessas operações que compramos”, afirmou Chamas. “Isso também nos leva à dinâmica de melhora nas margens no futuro da empresa.”

Nesse sentido, o movimento mais recente foi a criação da Wake, que reúne seis operações que estavam no guarda-chuva da Locaweb e que é voltada ao mercado de empresas de médio porte. A operação nasce com um faturamento superior a R$ 100 milhões e mais de 700 clientes.

Entre outros focos, a Locaweb elencou ainda que, após incorporar essa série de ativos, o plano é acelerar as vendas cruzadas nesse portfólio. Essa premissa foi integrada, inclusive, como uma das novas métricas do plano de remuneração dos executivos do grupo.

“Eu diria que já estamos com mais de três quartos do processo de integração dessas empresas pronto”, observou Cirne. “Mas ainda temos muito a ser feito em termos de cross-selling e essa deve ser uma fonte de crescimento forte para o grupo ao longo dos próximos anos.”