Passado exatamente um mês depois de apresentar Andreia Menezes como sua nova CEO, em substituição a João Pinheiro Nogueira Batista, a Marisa divulgou nesta segunda-feira, 4 de março, uma nova mudança no posto.
A varejista de moda anunciou nesta manhã que seu conselho de administração elegeu Edson Salles Abuchaim Garcia como novo presidente da operação. O executivo assumirá o posto em até 30 dias a contar da data de hoje.
Andrea Menezes, por sua vez, foi nomeada como a nova presidente do board da Marisa e tomará posse em Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no mês de abril. Ela também irá coordenar o Comitê do Conselho de Administração para Suporte ao Varejo, que acaba de ser criado.
Em fato relevante, a rede informou que o novo comitê sob responsabilidade da Menezes irá dirigir as frente relacionadas a produtos e serviços financeiros e securitários, digital e inovação, além de riscos e compliance.
Mais do que a troca no comando da operação, em apenas um mês, chama a atenção o fato de Edson Garcia ser o quinto CEO da Marisa desde março de 2022, quando Marcelo Pimentel deixou o cargo de presidente da varejista para assumir como CEO do GPA.
Pimentel foi sucedido por Adalberto Pereira dos Santos que, por sua vez, deixou a empresa em fevereiro de 2023 e foi substituído interinamente, pelo período de um mês, por Alberto Kohn de Penhas, vice-presidente comercial e executivo.
Na sequência, em março do mesmo ano, João Pinheiro Nogueira Batista foi nomeado como novo presidente e liderou a companhia até o início de fevereiro desse ano, quando Andrea Menezes foi anunciada como sua substituta.
Nome mais recente a reforçar essa dança das cadeiras, Edson Garcia tem mais de 25 anos de experiência no varejo, com passagens por empresas como Nestlé, Riachuelo e Caedu, rede que atua com um segmento de renda similar ao da Marisa e onde o executivo atuava como CEO.
“Este movimento estratégico está alinhado aos objetivos futuros da empresa, destacando-se como um passo significativo para o crescimento e sucesso contínuo do negócio “, afirmou a Marisa, no fato relevante, ressaltando que o novo CEO promete reforçar a “volta do seu DNA”.
Garcia assume com o desafio de dar sequência à reestruturação iniciada em março de 2023 por João Pinheiro Nogueira Batista, um mês depois de a Marisa anunciar a contratação da BR Partners para assessorá-la na renegociação de dívidas e a consultoria Galeazzi para melhorar sua estrutura de custos.
O turnaround configurou mais uma entre tantas tentativas recentes de reviravolta da rede, em um ciclo atribuído, em boa parte, justamente à perda do DNA da empresa, que, ao buscar um posicionamento mais amplo, deixou de focar seus segmentos tradicionais: as consumidoras da classe C e a moda íntima.
As perdas geradas por essa mudança de orientação foram amplificadas com uma expansão desordenada, a partir da abertura de muitas lojas que acabaram por consolidar um parque muito heterogêneo em formatos, tamanhos e localizações.
A reorganização e a redução do tamanho dessa rede foi exatamente um dos pontos da reestruturação que vinha sendo conduzida por Batista. De janeiro a outubro de 2023, a varejista fechou 89 lojas que compunham a sua base.
No período, a Marisa reportou um prejuízo de R$ 408,8 milhões, um crescimento de 79,6% em relação à perda apurada um ano antes. Já a receita líquida recuou 23,8% na mesma base de comparação, para R$ 1,17 bilhão.
As ações da Marisa acumulam uma desvalorização de 38,4% em 2024 e estão cotadas em R$ 2,29. Em doze meses, o recuo registrado é de 24,9%. A empresa está avaliada em R$ 156,9 milhões.