A Vivara abriu um novo capítulo na sua liderança. Um ano depois de anunciar Ícaro Borrello como CEO, um movimento feito em novembro de 2024, a rede de joalherias decidiu promover mais uma mudança na gestão.
Em comunicado ao mercado divulgado na noite de quinta-feira, 11 de dezembro, o conselho de administração informou a destituição de Borrello e também de Bruno Denardin, diretor de operações.
Para seus lugares foram escolhidos Thiago Lima Borges, ex-CFO e diretor de relações com investidores da Smart Fit e ex-executivo da Arezzo&Co, como novo CEO. Para a cadeira de COO foi trazido Cassiano Lemos, que estava na mesma posição na Arezzo&Co, como COO. Ambos assumem imediatamente.
“Como o conselho estava próximo da operação, assim como o CFO [Elias Leal Lima], temos confiança de que não há nenhum risco nessa transição”, diz Paulo Kruglensky, vice-chairman da Vivara, ao NeoFeed.
A mudança ocorre em um momento delicado de mercado. No terceiro trimestre de 2025, investidores questionavam a previsibilidade da gestão, o nível de transparência e a coerência da governança da companhia. Somada à reformulação do conselho, que aconteceu em junho deste ano, essa troca reforça a percepção de que a Vivara atravessa um ciclo de ajustes internos mais profundos.
“Estava tocando isso com a Marina [Kaufman, chairman], que capitaneou o processo no conselho. Contratamos uma empresa para avaliar nosso perfil, os objetivos de longo prazo e os desafios. E buscar um executivo complementar ao que temos”, afirma Kruglensky.
“Queríamos alguém para uma parceria de longos anos. Não é uma aposta, um tapa-buraco. É uma transição. É step by step com a nova gestão e o conselho apoiando e ensinando o que é a Vivara”, complementa o vice-chairman.
Um gestor que está comprado em Vivara disse ao NeoFeed, assim que o fato relevante foi publicado, que a troca vai ser boa para a companhia. “Tem gente que acha que a rotatividade é alta, mas eu gostei. Hoje, a empresa tem um problema de geração de caixa e esse é o primeiro desafio do novo CEO”, diz ele.
Borges chega na Vivara com a missão centrada em execução, experiência do cliente e expansão estratégica. Seu histórico é de construção de escala, governança e condução de processos de abertura de capital, como na Smart Fit e Arezzo&Co.
O novo CEO fala em entusiasmo pela plataforma construída pela companhia e em um conjunto de ativos que considera “raros” no varejo brasileiro.
No curto prazo, o foco é reforçar a experiência de loja e aproveitar o momento do fim de ano. “O olhar está para o lugar que a Vivara conquistou: experiência de loja, posicionamento das marcas e um desejo forte que se materializa especialmente no Natal”, diz Borges, ao NeoFeed.
A rota de longo prazo envolve a expansão da Life, marca que se consolidou como motor de crescimento e ainda teria espaço relevante para avançar.
“Produtividade de loja, sortimento, coleção e omnichannel são pontos centrais. Olhamos experiências internacionais e vemos um espaço grande para crescer”, afirma o novo CEO.
Lemos comandou o redesenho do modelo de gestão de produto da Arezzo&Co, com impacto comprovado em margem bruta e estoques, dois indicadores sensíveis também para a Vivara.
A chegada de Lemos como COO complementa o desenho feito pelo board. Entre os desafios e oportunidades da empresa, havia um espaço claro onde a companhia precisava atuar: varejo puro, giro de estoques, categorias, display, execução fina.
“Eu já conhecia o Cassiano, assim como o Paulo. Ele tem postura ética e conhecimento técnico profundo de varejo. Entendemos que era um nome que encurtaria muito o período de aprendizado”, diz Borges.
Na B3, a ação VIVA3 acumula alta de 84,4%, ante 32,5% do Ibovespa. O valor de mercado da companhia é de R$ 8,1 bilhões.