A Netflix deu mais um passo em sua estratégia na diversificação de seus negócios para ir além de uma plataforma de streaming de filmes e séries e se tornar também um espaço para games. Nesta semana, a companhia americana anunciou um acordo de parceria com a Ubisoft.
Um dos maiores estúdios de videogame do mundo, a companhia francesa vai desenvolver três jogos para celular e que serão disponibilizados gratuitamente e sem anúncios para os assinantes da Netflix. Os títulos incluem versões mobile dos games “Assassin’s Creed”, “Valiant Hearts” e “Mighty Quest”.
A medida pode ajudar a companhia americana a recuperar os assinantes perdidos nos últimos meses. No balanço financeiro do segundo trimestre, a companhia com sede em Los Gatos informou ter 220,6 milhões de assinantes – 970 mil a menos do que o número registrado no fim de março. Maior rival no setor, o grupo Disney soma 221,1 milhões de assinantes em suas plataformas de streaming (Disney+, ESPN+ e Hulu).
A aposta em games da Netflix vai além do acordo com a Ubisoft. Desde o ano passado, a companhia já realizou três aquisições de desenvolvedores de jogos: Night School Studio, Next Games e Boss Fight. As três empresas ajudaram a Netflix a montar um catálogo com 28 games para celular e tablet. A expectativa é terminar o ano com 50 jogos.
De acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado Apptopia, a Netflix já computa mais de 28 milhões de downloads de seus jogos e tem 1,9 milhão de usuários ativos diários. Para efeito de comparação, a desenvolvedora King, responsável por “Candy Crush”, registra 30 milhões de usuários diários
Avaliada em 4,6 bilhões de euros, a Ubisoft pode usar a oportunidade para testar novos formatos para seus jogos. Conhecida por séries como “Just Dance”, “Prince of Persia” e “Tom Clancy’s Rainbow Six”, a companhia francesa chegou a ter sua venda especulada em março, o que fez com que as ações da companhia chegassem a subir mais de 10%. Os interessados seriam investidores como Blackstone e KKR.
Do lado da Netflix, vale lembrar que a vertical de games não é a única estratégia da companhia para recuperar seu crescimento. Em outra aposta, a empresa está avançando na criação de um plano de assinatura mais barato, mas que vai incluir propagandas. A ideia é conquistar um consumidor que busca por um serviço com valor mais em conta e não se importa com o conteúdo publicitário veiculado antes e durante as transmissões.
Se essa história terá um final feliz, ainda é cedo para saber. Por ora, a companhia apresenta um verdadeiro filme de terror para os acionistas – principalmente aqueles que investiram na companhia em 2022. Desde o começo do ano, as ações da Netflix já caíram. A empresa está avaliada em US$ 105,1 bilhões.