A Kering, dona da Gucci, vendeu seu negócio de beleza para a L'Oréal por 4 bilhões de euros (US$ 4,66 bilhões), em uma grande mudança de estratégia do novo CEO, Luca de Meo, que busca lidar com o alto endividamento do grupo de luxo e se concentrar em seu negócio principal, a moda.
No acordo, a gigante francesa da beleza L'Oréal adquirirá a linha de fragrâncias Creed, da Kering, uma aposta do ex-CEO François-Henri Pinault em 2023, que comprou a marca por 3,5 bilhões de euros.
A L'Oréal passa a ter também os direitos exclusivos para desenvolver fragrâncias e produtos de beleza por 50 anos sob as marcas de moda da Kering, incluindo Bottega Veneta e Balenciaga.
"Acreditamos que vender a Kering Beauté por aproximadamente o mesmo preço pago pela Creed há dois anos é um remédio amargo, mas necessário", disseram analistas da Bernstein, segundo a Reuters.
Embora a ideia de vender o negócio de beleza tenha sido identificada como uma opção antes de De Meo assumir oficialmente o comando em setembro, o italiano acelerou drasticamente as discussões com a L'Oréal neste mês, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.
A Kering Beauté será a maior aquisição da L'Oréal até o momento. O negócio é maior do que a compra da marca australiana Aesop por US$ 2,5 bilhões em 2023.
O acordo faz sentido estrategicamente, disseram analistas da Bernstein, com a Creed sendo uma das marcas mais promissoras no crescente setor de fragrâncias de luxo.
As ações da Kering subiram quase 4%. A companhia está avaliada em quase 40 bilhões de euros. Os papéis da L'Oréal, por sua vez, avançaram 0,40%. A empresa vale quase 210 bilhões de euros.