O ano era 2019 quando Daniel Ek, o fundador do Spotify, declarou que o serviço de streaming não era focado em música, mas em áudio. Naquele ano, ele queria dizer que o futuro da companhia englobava não apenas aumentar o número de músicas e artistas disponíveis na plataforma, mas também apostar no mercado de podcasts.

Mais de três anos depois, no entanto, essa aposta parece não ter mostrado ainda muitos resultados. O Spotify não abre dados financeiros de sua divisão de podcasts. Mas, no fim de 2021, a companhia informou durante o investor day que a receita anual com esse tipo de conteúdo ficou próxima de € 200 milhões. Era o equivalente a pouco mais de 2% da receita de € 9,6 bilhões da companhia sueca naquele ano.

Com receita próxima de € 11,7 bilhões em 2022, a companhia não deu pistas exatas de qual foi a parcela de contribuição dos podcasts para esse montante. Na teleconferência com investidores, a companhia apenas informou que a cifra estava “significativamente maior”.

Os resultados positivos do quarto trimestre divulgados no último dia de janeiro agradaram ao mercado e fizeram as ações da companhia subirem 23% desde então. A alta foi impulsionada pelo aumento acima do esperado no número de assinantes pagos, que chegou em 205 milhões. A previsão era de 202 milhões.

Por outro lado, a aposta nos podcasts não soa ainda como música para a companhia. Ao Financial Times, Paul Vogel, o CFO da companhia, afirmou que o segmento foi “um grande obstáculo para nossos negócios em 2022”. A expectativa do executivo é que isso diminua ao longo do tempo.

Em 2019, a empresa pagou US$ 340 milhões na compra da Gimlet e da Anchor, duas produtoras de podcasts. Nos anos seguintes, adquiriu outras empresas do setor como a produtora Parcast e o grupo mídia esportiva Ringer por € 50 milhões e € 180 milhões respectivamente. Além disso, firmou acordos para a produção de conteúdo com celebridades como Kim Kardashian, o casal Obama e príncipe Harry.

Nos últimos meses, no entanto, o Spotify parece ter mudado um pouco a sua trilha sonora neste sentido. Em outubro, o TechCrunch informou que a companhia estava encerrando a produção de 11 de seus podcasts originais que estavam disponíveis na plataforma. Isso impactaria em demissões de funcionários desta divisão.

O movimento do Spotify parece em linha com o mercado que também retraiu neste segmento. Depois de mais de 1 milhão de novos podcasts lançados em 2020, apenas 222 mil podcasts entraram no ar em 2022. Essa queda na oferta estaria relacionada a uma baixa procura de anunciantes por esse tipo de conteúdo.

Dados da empresa de pesquisas Statista apontam que os gastos de anunciantes com podcasts iriam aumentar de US$ 1,7 bilhão para US$ 2,2 bilhões entre 2021 e 2022 nos Estados Unidos. Até 2024, esse número chegaria a US$ 2,5 bilhões. As cifras mostram uma desaceleração no crescimento.

Ao mesmo tempo, o crescimento no número de ouvintes também começa a ficar mais devagar. Segundo uma pesquisa da Insider Intelligence, o crescimento no número de ouvintes aumentou algo em torno de 5% nos Estados Unidos em 2022. Em anos anteriores, esse crescimento era de mais de 10%.