Elon Musk fez um movimento radical no Twitter na semana passada. O bilionário dono da plataforma anunciou uma mudança de nome e identidade visual da plataforma, que abandona o passarinho azul e passa a utilizar um X no lugar. Entre os usuários da plataforma, contudo, a aceitação não foi das melhores.
Para mudar este cenário, Linda Yaccarino, CEO da agora rebatizada X, viajou até Hollywood em busca de apoio de peso para o rebranding. Nos últimos dias, a executiva realizou reuniões com agências de personalidades dos esportes, da TV e até do mundo da culinária, com o objetivo de que eles passem a utilizar mais a rede social.
Entre as agências visitadas estão a Creative Artists Agency e a United Talent Agency, ambas em Los Angeles. Reuniões na Disney também teriam sido realizadas, de acordo com o Financial Times. Por ora, ninguém comenta sobre os temas que foram debatidos.
O plano de renovar a identidade visual do Twitter vem de uma demanda de Musk para que a rede social passe a explorar mais conteúdos que vão além do texto. A ideia de Musk é expandir para áreas como vídeo, áudio e até pagamentos.
O movimento pode ter duas consequências: deixar a rede social mais parruda, além de se tornar uma rival em potencial para serviços como TikTok ou Instagram. O cenário ruim seria que a mudança pudesse proporcionar a perda de espaço para o Threads, a nova rede social da Meta e também focada em conteúdo mais curto.
Para convencer as personalidades a utilizarem o “novo Twitter”, Yaccarino tem pedido sugestões às agências de publicidade sobre mudanças que poderiam ser feitas na plataforma. Um dos principais pontos está na questão de como os influenciadores poderão se beneficiar financeiramente do uso do X.
Nos últimos dias, a companhia de Musk costurou um acordo com diferentes marcas para que elas patrocinassem o Space, um recurso de áudio da plataforma e que traz uma entrevista com alguma celebridade. A expectativa dentro do Twitter é fazer novos acordos deste tipo em outros produtos que serão desenvolvidos.
Essa imersão no mundo dos famosos não é um plano que surgiu da noite para o dia no Twitter. A chegada de Yaccarino ao cargo mais importante da companhia já evidenciava que a companhia seguiria essa direção. A executiva, que foi diretora de publicidade da NBCUniversal, é conhecida por seus relacionamentos na mídia.
Tudo isso está ligado a um plano maior do Twitter de aumentar suas receitas. Recentemente, Musk afirmou que o faturamento do Twitter caiu pela metade desde que o bilionário comprou a companhia por US$ 44 bilhões no ano passado.
Essa queda assustou investidores e algumas gestoras que investiram na companhia já rebaixaram o valor de mercado do Twitter. Até o próprio Elon Musk já sinalizou que a avaliação da empresa caiu para US$ 20 bilhões.