Criada há exatos dois anos, a Porto Serviço foi o último capítulo escrito no roteiro da Porto em direção a outras receitas além dos seguros. E para inaugurar sua “terceira temporada”, está buscando inspiração no modelo de streaming, desbravado e consolidado por empresas como a Netflix.

Essa nova história começa a ser contada nesta quarta-feira, 10 de dezembro, com o lançamento de seis planos anuais de assinatura. Com eles, o usuário poderá contratar digitalmente combos com diferentes serviços – de limpezas de caixas d’água e colchões até cargas de bateria e check-ups de veículos.

“Estamos investindo na lógica das assinaturas digitais para o cliente ter previsibilidade no orçamento e facilidade para comprar e usar”, diz Lene Araújo, CEO da Porto Serviço, ao NeoFeed. “E o racional é trabalhar todo nosso aquário, o que não se limita aos 18 milhões de clientes da Porto.”

Não são poucos os “peixes” a serem fisgados nesse aquário. Além dos 18 milhões de clientes do ecossistema da Porto, esse universo inclui a oferta de serviços B2B2C, por meio de parcerias que a Porto Serviço mantém com empresas como varejistas, montadoras, home centers e instituições financeiras.

Uma terceira frente, a do B2C, completa esse pacote. Ela envolve usuários que não têm relação com a Porto. Além do saldo de serviços adicionais contratados por clientes do grupo, com modalidades que não estão incluídas em suas apólices, boa parte delas ainda mais restritas a serviços emergenciais.

“Esse modelo digital vai nos permitir explorar de forma adequada todos esses perfis sem elevar o custo de aquisição dos clientes”, diz Araújo. “Seja para quem já é cliente da Porto ampliar o consumo de serviços, em conveniência e manutenção, ou para quem não é poder experimentar essas ofertas.”

Com contratação por meio do site, aplicativo ou WhatsApp da empresa, os planos envolvem 12 parcelas anuais – cliente do cartão de crédito Porto Bank tem desconto de 20%. São quatro opções no segmento de residências, com valores mensais que variam de R$ 39,90 a R$ 184,90.

Nessa linha, os serviços ofertados incluem desde elétrica, hidráulica, chaveiro e help desk até limpezas de caixas d’água, ar-condicionado, estofados e colchões, bem como serviços preventivos de aquecedor a gás, impermeabilização de sofás e manutenção de box de vidro.

Os dois planos no segmento de autos têm parcelas de R$ 89,90 e R$ 99,90. Aqui, o portfólio inclui serviços como remoção de veículos, carga de bateria, chaveiro e transporte de passageiros, além de cortesias como check-up veicular, troca de óleo, alinhamento de direção e cristalização de para-brisa.

Preparação

No retrato mais recente da operação, a Porto Serviço reportou uma receita de R$ 1,89 bilhão no acumulado de janeiro a setembro, alta de 1,7% sobre igual período de 2024. No terceiro trimestre, essa linha ficou em R$ 605,5 milhões, com um recuo de 2,4% em base anual.

O balanço trouxe também como esse resultado está dividido entre os três perfis de público na mira da companhia. Os clientes do ecossistema Porto responderam por 76,7% da receita. Enquanto o segmento B2B2C teve uma participação de 22,6% e, o de produtos digitais (B2C), de 0,8%.

“Há dois anos, 100% dessa receita vinha, basicamente, da Porto. Hoje, 25% já vêm das parcerias e do B2C”, diz Araújo. “Em 2026, nosso foco é trabalhar de forma integrada e seguir crescendo em todas essas frentes.”

Um dos principais motores para que isso aconteça, os planos por assinatura começaram a ser testados há quatro meses. Primeiro, com um grupo interno da Porto Serviço, depois, com profissionais do grupo. E, posteriormente, em um piloto com os funcionários de uma empresa parceira.

Antes, porém, a empresa cumpriu outros passos para viabilizar esse lançamento. Entre eles, o investimento e os testes de estresse na infraestrutura por trás dessa contratação digital, além da criação do seu WhatsApp próprio, que permitiu reduzir o tempo médio de contratação de 14 para 4 minutos.

Esse canal ilustra alguns dos recursos ofertados. O cliente consegue enviar, por exemplo, fotos de um sofá ou um ar-condicionado. Com isso, no primeiro caso, é possível identificar a metragem e o preço do serviço. E, no segundo, o modelo e as peças necessárias para o reparo ou a manutenção.

A empresa também ampliou seu portfólio, composto, hoje, por quase 70 ofertas, contra 48, há um ano. E reforçou o treinamento dos seus prestadores de serviços – são mais de 5 mil distribuídos em todo o Brasil. Com essa base, a projeção é fechar 2025 com cerca de 6 milhões de serviços prestados.

Ao mesmo tempo, a empresa evoluiu em sua base de parcerias no B2B2C. Atualmente, são 66 acordos nessa frente, sendo que 12 deles foram incorporados em 2025. Essa relação já contava com nomes como Carrefour e BYD. E passou a incluir empresas como Ducati, LG e PicPay.

“Temos mais de 40 parcerias em negociação, sendo que 12 delas estão em estágio mais avançado”, afirma Araújo. Ele observa que um dos próximos movimentos para crescer essa base de parceiros passa por buscar acordos com grupos regionais de varejo.

A Porto Serviço também não descarta investir em aquisições para seguir ampliando seu portfólio de serviços. Enquanto isso não acontece, a empresa já prepara o lançamento de mais um modelo de comercialização das suas ofertas.

“Em janeiro de 2026, vamos lançar o Monte o Seu, onde o cliente vai poder montar um combo mais específico de acordo com os serviços que ele precisa”, conta Araújo. “A hiperpersonalização vai ditar a lógica de consumo e é esse nível que queremos alcançar.”