Foi em uma viagem a Nova York em março que a liderança do Grupo Smart Fit percebeu que, nos studios mais disputados da cidade, o treino e o esforço físico já não são mais o ponto final da experiência. A recuperação passou a ser parte do ritual de treinamento.
De volta ao Brasil, essa leitura virou estratégia e o grupo decidiu ampliar sua atuação além do fitness tradicional ao apostar no wellness como eixo central do negócio. O primeiro passo desse movimento é o lançamento da Aera Recovery, braço dedicado à recuperação, regeneração e longevidade dentro da marca de pilates Aera.
Até o fim do primeiro bimestre de 2026, serão inauguradas três unidades próprias em São Paulo - Cidade Jardim, Vila Nova Conceição e Itaim Bibi - que funcionarão como laboratórios antes da expansão via franquias.
“O fitness continua sendo importante, mas ele deixou de ser suficiente. As pessoas querem cuidar do corpo como um todo, não só performar melhor no treino”, diz Carolina Corona, CEO da vertical de studios boutique do Grupo Smart Fit.
“Queremos tirar o recovery da lógica do ‘só quando dói’ e colocá-lo como parte da rotina, assim como o treino”, complementa em entrevista ao NeoFeed.
Diferentemente das demais marcas do grupo - além das academias Smart Fit e BioRitmo, o conceito de studio engloba a Velocity, Race Bootcamp, Tonus Gym, Vidya Body & Mind, Jab House e One Pilate - todas ancoradas no movimento, o recovery é o centro da experiência.
O portfólio inclui banheiras de gelo, banheiras quentes, terapias de contraste, botas de compressão para circulação, salas de massagem e diferentes tipos de sauna. A proposta é que a recuperação deixe de ser um procedimento pontual e passe a funcionar como um ritual recorrente na rotina urbana.
Por isso, os clientes poderão reservar serviços avulsos, fazer planos fixos e, futuramente, ter atendimento por meio do TotalPass, a plataforma de benefícios corporativos que opera como agregador do mercado fitness.
Corona acredita que, depois de anos em que intensidade virou sinônimo de disciplina, com a popularização de maratonas e triathlons, o pêndulo começa a voltar. Lesões recorrentes, fadiga crônica e esgotamento passaram a fazer parte da rotina de quem empurrou o corpo além do limite, o que fez conceitos como pausa e prevenção ganharem espaço.
“Fomos muito para o extremo do exercício. Agora, o extremo passa a ser a recuperação. As pessoas continuam se exercitando, mas entenderam que, sem pausa, o corpo não sustenta”, afirma a CEO.
Diálogo com o pilates
Esse reposicionamento dialoga diretamente com a ascensão do pilates como o esporte da moda da geração Z. Antes associado à reabilitação ou a públicos mais maduros, a chamada geração prateada, o pilates passou a simbolizar uma nova relação com o corpo: baixo impacto, consciência corporal, estética clean e foco em longevidade.
Com base nessa análise, o grupo fez o rebranding da sua marca One Pilates em setembro de 2025, inaugurando a Aera Pilates, a fim de posicioná-la como uma experiência mais intensa, contemporânea e conectada a lifestyle.
Segundo Carolina, o Aera Recovery surge agora como a extensão dessa lógica. Se o pilates ocupa o espaço do treino sustentável, o recovery passa a representar o momento em que o corpo assimila o esforço, se regenera e se prepara para continuar.
Os números ajudam a entender por que o grupo olha para o recovery como algo estrutural e não apenas como tendência. Hoje, os studios reúnem cerca de 140 mil alunos ativos por mês, com uma taxa média de ocupação em torno de 60%. Dentro desse ecossistema, a Aera Pilates foi a vertical que mais cresceu no ano, com uma expansão de 5,6 vezes.
A expectativa é que a nova frente, de recovery, além de contribuir para a diversificação de receitas, aumente o ticket médio, amplie o tempo de relacionamento com o cliente e consolide um ecossistema de bem-estar mais completo.
“O recovery aumenta o tempo de relacionamento do cliente com a marca. Ele deixa de buscar essa solução fora e passa a fazer parte do nosso ecossistema”, diz Corona.
Com tal estratégia, o grupo Smart Fit pretende manter a trajetória ascendente de lucro, que no terceiro trimestre de 2025 teve alta de 66,6%, na comparação anual, chegando a R$ 144,3 milhões - resultado que foi apoiado na alta de 28% das vendas líquidas, na forte expansão da empresa, com a abertura de 276 novas academias, no crescimento de 12% na base de clientes e na alta de 10% no tíquete médio.
Para driblar a queda de matriculados nas academias do Brasil, motivada principalmente pela migração para o TotalPass, o grupo lançou em novembro o Plano Multipass Smart Fit, que dá acesso aos studios Velocity, Vidya, Aera Pilates, Race Bootcamp, Tonus Gym, Jab House e Kore.
De acordo com a CEO dos Studios, a nova modalidade de contrato elimina a fricção ao agendar aulas e contribui para o aumento do tempo médio do cliente com a empresa. “Queremos que a experiência do cliente dos estúdios seja mais integrada, para que possamos acompanhá-lo por todo o nosso ecossistema”, diz ela.