A Sony anunciou em comunicado na quinta-feira, 2 de fevereiro, Hiroki Totoki como novo presidente e diretor de operações (COO) do conglomerado japonês de eletrônicos e entretenimento.

Totoki, que era diretor de finanças, vai trabalhar a partir de 1º de abril ao lado do atual presidente da Sony, Kenichiro Yoshida, que atuará como diretor executivo e presidente de Conselho de Administração.

O anúncio não surpreendeu o mercado, uma vez que o veterano Totoki era apontado como sucessor de Yoshida desde o ano passado, quando o atual presidente propôs a mudança executiva para fortalecer a gestão da Sony em suas diversas operações.

Totoki, cuja nomeação obteve aprovação unânime do conselho, foi o braço-direito de Yoshida desde que este se tornou presidente em 2018.

Sob a gestão Yoshida, a Sony consolidou a mudança para o negócio de mídia, tornando-se uma gigante global de entretenimento, num movimento que mais que dobrou o seu valor de mercado, hoje avaliado em US$ 110,56 bilhões.

A guinada da Sony, que durante décadas foi sinônimo das inovações tecnológicas do Japão, pode ser auferido pelo peso de conteúdo (jogos, filmes e música) nos lucros operacionais do ano fiscal de 2021 do conglomerado, cerca de 80%, enquanto o negócio original de eletrônicos ficou com uma pequena margem.

A Sony disse esperar um lucro operacional de 1,18 trilhão de ienes (US$ 9,1 bilhões) para o ano fiscal até março.

Totoki falou como futuro líder nessa quinta-feira, durante a conferência que divulgou o balanço do 4º trimestre de 2022, no qual a Sony anunciou que seu lucro líquido caiu 6% em relação ao ano anterior, resultado atribuído ao sucesso do lançamento do filme Spider-Man: No Way Home, em 2021.

A receita no período aumentou 13%, com as vendas de consoles PlayStation 5 crescendo para 7,1 milhões unidades no trimestre de férias.

A Sony aumentou sua previsão para as vendas do PS5 de 18 milhões para 19 milhões unidades para o ano fiscal e aumentou sua orientação de lucro operacional para sua divisão de jogos em 7%.

“Sou obcecado por crescimento. Quando o crescimento estagna, você cai em uma espiral negativa”, afirmou Totoki, prometendo manter a direção estratégica de Yoshida e, ao mesmo tempo, buscar novas formas de crescimento.

Críticas

Apesar dos bons resultados obtidos por Yoshida, sua gestão foi alvo de críticas por expandir por várias áreas a atuação do conglomerado, abrangendo serviços financeiros, videogames, música, câmeras digitais e até cães-robôs.

Mais recentemente, Yoshida liderou uma aposta da Sony nos veículos elétricos, por meio de uma joint-venture com a Honda. Mesmo que essa investida não avance, analistas dizem que o negócio de sensores da Sony e a plataforma de software para carros podem ser vendidos no mercado global de veículos elétricos.

Controlar a diversidade de negócios parece ser o maior desafio de Totoki. Ao apresentar o novo presidente, Yoshida disse que “a empresa precisa fortalecer sua estrutura administrativa e alocar seu capital de forma mais eficiente” à medida que a Sony navega pelas tensões EUA-China e em meio a rápidas mudanças na indústria global de tecnologia.