Se tempo é dinheiro, a XP Inc. quer que seus clientes possam ir direto ao ponto em seu aplicativo. Nos próximos dias, uma versão completamente redesenhada do app começa a ser atualizada.
De acordo com pessoas ouvidas pelo NeoFeed que participaram desse processo, a principal novidade é a separação entre dois mundos dentro do app: um voltado para investimentos e gestão de carteira, e outro focado nas transações do dia a dia, como Pix, pagamento de contas e consulta de saldo.
A mudança reflete uma estratégia mais ampla da XP de se consolidar como um hub financeiro completo. Se antes o app era majoritariamente de investimento, a ideia é que clientes investidores também concentrem suas operações bancárias na plataforma.
A XP usou como premissa o aumento da eficiência com menos cliques. Para isso, mapeou entre 20 e 25 principais atividades que os clientes executam no app e otimizou cada uma delas. A consulta à carteira de investimentos, por exemplo, que antes exigia três passos, agora passa a ser feita com um clique.
A interface também foi simplificada, com redução de 50% na quantidade de informações exibidas nas telas principais. A ideia é reduzir a chamada "carga cognitiva" dos usuários, ou seja, a quantidade de esforço para processar e entender as informações. O novo app também armazena mais de 15 preferências do usuário para personalizar a experiência.
Para mudar o app, a XP fez uma pesquisa com mais de 2 mil clientes de diferentes perfis. Na fase final, uma dinâmica foi aplicada para mais de 40 clientes e cerca de 50 assessores de investimentos.
Atualmente, todos os clientes ativos acessam o aplicativo pelo menos uma vez a cada três meses, com uma média de 15 acessos mensais por usuário. A expectativa é que com o novo app com navegação segmentada e organização em dois ambientes distintos o números de acessos aumente.