Negócios UBS alerta para “águas turbulentas” no varejo. E corta em 24% o preço-alvo do setor Analistas preveem efeitos significativos da alta de juros em empresas alavancadas e expostas ao consumo doméstico Guilherme Guilherme 23/01/25
Varejo GPA vende postos de gasolina “lá para o posto Ipiranga” Grupo Ultra paga R$ 130 milhões pela maioria dos postos, localizados em SP. Operação representa última etapa do plano de vender ativos não core Ivan Ryngelblum 27/06/24
Negócios No Pão de Açúcar, o plano de "volta ao básico" de Marcelo Pimentel Sete meses após assumir o comando do Pão de Açúcar, Marcelo Pimentel explica os pilares da nova estratégia, a aposta no consumidor de alta renda e fala sobre o conceito de Lapa: loja limpa, abastecida, precificada e com ótimo atendimento Ivan Ryngelblum 30/11/22
Negócios Carrefour acelera no digital e se aproxima de R$ 1 bilhão em vendas no e-commerce As iniciativas digitais do grupo ganharam força no segundo trimestre, com o e-commerce alcançando um GMV de R$ 918 milhões. Os próximos passos nessa arena incluem a carteira digital do Banco Carrefour e o marketplace do Atacadão Moacir Drska 28/07/20
Startups Pão de Açúcar expande James Delivery, rival de Rappi e iFood A pandemia acelerou os planos da James Delivery, que aumentou o número de cidades atendidas, lançou mais serviços e acrescentou estabelecimentos a sua plataforma, como as farmácias de Raia e Drogasil. Mas a concorrência também não para de crescer Moacir Drska 18/06/20
Transformação Digital O Carrefour quer dominar o varejo alimentar online. Faltou combinar com o Pão de Açúcar A pandemia impulsionou as vendas online do Carrefour. A empresa, agora, se prepara para trocar sua plataforma de e-commerce na tentativa de ser a varejista alimentar online número 1 do Brasil. Mas desafiar o rival Pão de Açúcar não será missão fácil Moacir Drska 12/05/20
Negócios A tão esperada reviravolta da Via Varejo ficou para 2020 O retorno da família Klein turbinou as ações da Via Varejo. Mas o CEO da empresa, Roberto Fulcherberguer, avisou aos analistas: “Vai ser duro e não vai ser tão rápido. Mas sabemos como fazer.” Moacir Drska 15/08/19
Economia Bye, bye, triple A: EUA perdem a última classificação de crédito AAA Ralphe Manzoni Jr. 16/05/25
Concessões Ministério dos Portos consolida abertura do setor com mais quatro leilões José Eduardo Barella 16/05/25
Vazamento de Dados Vazamento de dados expõe informações de clientes da Electrolux no Brasil Moacir Drska 16/05/25
Podcasts Revolução IA #4 - Daniel Lázaro, da Accenture Brasil e América Latina Letycia Cardoso Escutar agora SoundCoud 15/05/25
Números Falam Números Falam #39 - José Alexandre Freitas, CEO da Oliveira Trust Escutar agora SoundCoud
Humanamente Possível Humanamente Possível #2 - César Jardim, cardiologista e diretor clínico do Hospital do Coração Escutar agora SoundCoud
Café com investidor Café com Investidor #111 - Octávio Magalhães, fundador da Guepardo Escutar agora SoundCoud
Wealth Point Boutiques de investimento turbinam assessorias Bernardo Assumpção, CEO da Arton Advisors, e Evandro Bertho, sócio-fundador da Nau Capital, debatem no Wealth Point as sinergias entre o mercado de capitais e o wealth management Patricia Valle 15/05/25
Revolução IA Quase 100% das empresas de capital aberto no Brasil não têm uma estratégia de IA Estudo da Accenture, em parceria com a Abrasca, mostra que 96% das empresas de capital aberto do Brasil não têm planejamento para a inteligência artificial. O especialista Daniel Lázaro detalha os problemas no programa Revolução IA Letycia Cardoso 14/05/25
Números Falam O “exército” de 300 robôs da Oliveira Trust que defende o interesse dos investidores A plataforma digital de serviços fiduciários, que detém 39% de participação de mercado, vem investindo em tecnologia para melhorar a proteção, o monitoramento e a verificação de garantias dos ativos Márcio Kroehn 13/05/25
Humanamente Possível Executivas com jornada dupla de trabalho têm risco aumentado para doenças cardíacas O cardiologista César Jardim, diretor clínico do HCor, diz que as doenças do coração não são mais prevalentes em homens e que a “medicina mais inteligente é a preventiva” Letycia Cardoso 09/05/25
Call de negócios No plano de ser uma “P&G brasileira”, Cimed estuda spin-off de sua divisão de consumo Após investimento do Fundo Soberano de Cingapura, João Adibe, CEO da farmacêutica brasileira, diz que estuda medida e que pretende ter uma fábrica no Nordeste Letycia Cardoso 08/05/25