No que depender de Jeff Bezos, o reinado do Google em relação ao seu buscador de internet será ameaçado. O empresário americano está entre os investidores da Perplexity, startup que tenta criar um novo localizador de sites na web com o uso de inteligência artificial.
Conforme reportado pelo The Wall Street Journal, a startup baseada em São Francisco, na Califórnia, levantou US$ 74 milhões em sua última rodada de financiamento. O aporte avaliou a companhia comandada por Aravind Srinivas em US$ 520 milhões.
Bezos investiu no negócio em rodada que contou com a participação da Institutional Venture Partners, gestora que já investiu em empresas como Lime, Niantic e Figma. A rodada também contou com a participação da gestora Databricks Ventures, da empresa de tecnologia Nvidia e de nomes como Tobi Lutke (CEO da Shopify) e Nat Friedman (ex-CEO da GitHub).
A série B foi a terceira rodada levantada pela companhia. Antes disso, a empresa já havia captado cerca de US$ 28 milhões em rodadas seed e série A, segundo dados do Crunchbase. Susan Wojcicky, ex-CEO do YouTube, é uma das investidoras da operação.
Utilizada por mais de 10 milhões de pessoas a cada mês, a ferramenta de buscas da Perplexity ganha destaque ao aplicar métodos de inteligência artificial para fornecer respostas diretas ao usuário em vez de apenas mostrar uma lista de websites.
“Se você puder responder diretamente à pergunta de alguém, ninguém precisará desses 10 links azuis”, disse Srinivas, ao The Wall Street Journal, ao comparar o funcionamento de sua plataforma com outros buscadores.
Em seu modelo de negócio, a Perplexity oferece a ferramenta de busca em formato gratuito ou por meio de uma assinatura mensal que custa US$ 20. Quem optar por pagar pelo serviço terá acesso a ferramentas de inteligência artificial mais avançadas e baseadas em serviços como o ChatGPT.
A estratégia ainda não tornou o negócio lucrativo e a companhia fatura entre US$ 5 milhões e US$ 10 milhões por ano. Essa receita poderá aumentar caso a empresa insira anúncios nos seus resultados no futuro. Esse plano, contudo, ainda está sendo definido.
Desbancar o Google, que tem mais de 90% de market share entre os buscadores, vai exigir muito mais investimento do que o recebido até agora. Por ora, a startup de Srinivas ainda está distante do valuation de US$ 1,7 trilhão da gigante de Mountain View.