No Brasil, o número de criadores de conteúdo cresceu 30% em 2024 e atingiu 389 mil pessoas, de acordo com o levantamento realizado pela FGV Comunicação Rio, em parceria com a Hotmart. Desse montante, 240 mil fazem parte da plataforma digital da BrandLovers, que conecta marcas e criadores por meio de softwares.

É pensando nesse público, e nas marcas anunciantes que também estão no ecossistema da companhia, que a BrandLovers está criando o Creator Pay. O “banco dos criadores é um sistema, desenvolvido dentro de casa, que busca dar previsibilidade aos valores recebidos pelos dois lados da balança, ajudando a viabilizar essas transações.

“O pagamento é uma das principais dores listadas pelas marcas nesse processo de contratação de creators. Apesar de ser um trabalho digital, essa parte ainda é muito burocrática e analógica para os dois lados”, afirma Raphael Avellar, CEO e fundador da BrandLovers, ao NeoFeed. “O Creator Pay nasce para resolver esse problema, digitalizando pagamentos, contratos e toda a relação entre marcas e criadores”.

O desenvolvimento dessa funcionalidade foi suportado por um aporte de quase R$ 50 milhões levantados pela BrandLovers em duas rodadas de investimento que contaram com a participação de fundos como Canary, Endeavor e Kaszek, além de personalidades como J. Balvin e will.i.am, que também investiram na startup.

Assim, em pouco tempo de lançamento, a plataforma financeira está processando mais de quatro pagamentos por minuto, totalizando seis mil transações diárias. A projeção de Avellar é que, até o fim de 2025, a Creator Pay atinja 25 milhões de transações. Nos próximos quatro anos, ele espera movimentar cerca de R$ 1 bilhão.

Além dos números, a marca também quer que a plataforma seja uma porta de entrada para o fornecimento de outros serviços como crédito e recebíveis, serviços que são solicitados pelos usuários.

“O prazo de recebimentos dos pagamentos é uma questão muito grande para os criadores. As grandes marcas costumam dar entre 90 a 120 dias para realizar esses depósitos. E nem sempre eles podem esperar esse tempo”, diz Avellar.

“Nós já estamos testando a solução de antecipação de recebíveis e quase 100% da nossa base afirmou estar interessada nessa funcionalidade”, complementa.

O projeto ainda é um piloto dentro da companhia e está disponível apenas para 100 criadores, mas a expectativa é de continuar lançando soluções semelhantes, mesmo que elas demandem parceiros estratégicos fora da operação da BrandLovers. Até o momento, todos os sistemas foram desenvolvidos pelos 40 profissionais de tecnologia focados no projeto.