A Stripe está tentando recuperar parte do valor de mercado perdido entre os dois últimos rounds captados pela fintech. Depois de chegar a valer mais de US$ 95 bilhões em 2021, a empresa viu seu valor de mercado cair para US$ 50 bilhões com a captação feita no ano passado.
Agora, a companhia que processa pagamentos tenta "inflar" o próprio valor de mercado ao propor a recompra de ações que foram distribuídas para funcionários no passado. A empresa vai readquirir até US$ 1 bilhão em ações. A operação de cash out faz com que a startup passe a valer algo em torno de US$ 65 bilhões.
As ações serão compradas pela própria Stripe e por alguns investidores da empresa, disseram fontes familiarizadas com o negócio ao The Wall Street Journal. Entre os investidores que vão participar da transação estão Sequoia Capital e Goldman Sachs, através de seu fundo de growth equity.
Além de promover que seus investidores institucionais aumentem suas fatias no negócio, a Stripe quer dar liquidez para os funcionários que ainda detém ações. Havia expectativa de que a abertura de capital da fintech ocorresse em 2023. A nova previsão é de que o IPO ocorra somente a partir de 2025.
Essa não é a primeira vez que a Stripe organiza uma venda interna das ações para investidores. Em março do ano passado, gestoras como Andreessen Horowitz, Baillie Gifford, Founders Fund, General Catalyst, MSD Partners, Thrive Capital, Temasek, entre outras, investiram mais US$ 6,5 bilhões na companhia.
A rodada de série I fez com que o valuation da Stripe caísse quase que pela metade. Em nota, a companhia afirmou que “os fundos serão usados para oferecer liquidez para funcionários e ex-funcionários”.
A fintech também disse que “não precisa desse capital para suas operações”. A desvalorização dos papéis naquela época estava ligada à desaceleração do crescimento da companhia. Em 2022, a Stripe queimou mais de US$ 500 milhões de seu caixa.
A receita líquida havia crescido apenas 18% naquele ano para US$ 2,8 bilhões. Em 2021, a taxa de crescimento foi de mais de 85%.
A Stripe ainda não deu pistas sobre os resultados obtidos em 2023. Uma de suas concorrentes, a Adyen, vive bom momento. A companhia pera com alta de 25% no valor de suas ações desde o começo do ano.
A valorização foi motivada pelo crescimento de 22% na receita líquida em 2023 para US$ 1,7 bilhão.