O varejo está otimista com 2026, segundo Pompeu Belusci, cofundador da Acelera Varejo (AV), associação que une varejistas de todo o Brasil. Isso foi o que o empresário afirmou durante o NeoSummit Futuro do Varejo, realizado no início de novembro.
“O varejo tradicional, de uma forma geral, toma cuidado com ano de eleição e Copa do Mundo, pois são momentos desafiadores”, disse Belusci, ao NeoFeed. “Porém, por conta da perspectiva da queda da taxa de juros e do momento que o varejo vive neste segundo semestre, estamos otimistas.”
Essa visão foi formada com base nas conversas com as mais de 3,6 mil empresas parcerias da Acelera Varejo. Boa parte delas registrou um retorno das vendas no segundo semestre, o que pode significar que o pior momento do mercado está, finalmente, ficando para trás.
Belusci sente esse movimento na pele. Ele é da segunda geração da Di Pollini, marca especializada em calçados sociais, e ocupa o cargo de diretor da companhia que já acumula 55 anos de história.
Para 2026, ele acredita que o modelo de loja de rua será responsável pela manutenção do crescimento da companhia, que reduziu sua operação durante a pandemia de Covid-19. “Nas lojas de rua, conseguimos entregar um mix maior, com sortimento maior e até um outlet, o que ajuda nas vendas”, afirmou o empresário.