Provavelmente você não é atleta olímpico, mas também precisa buscar vitórias e pódios. Como líder, sua missão abençoada é transformar pessoas em vencedores, medalhistas, campeões. Essa missão começa por se transformar em um agente do bem, um líder de valor, positivo e equilibrado.
Liderança é influência, sempre. Neste sentido, como diz Daniel Goleman, todo mundo é um líder. Você é um líder! Seja lá qual for o seu cargo ou função, aproveite esta benção para ser um líder do bem, um líder de valor, começando por si próprio. Há um texto que circula por aí, de autoria aparentemente desconhecida, que ressalta que todos precisamos de três vitórias diárias.
Uma vitória física: caminhar, levantar, fazer exercícios, se alimentar…
Uma vitória mental: ler, escrever, aprender, relaxar…
Uma vitória espiritual: rezar, meditar, agradecer…
Faz todo sentido e acrescento que quem conquista essas três vitórias merece um pódio perfeito, onde possa ter uma maravilhosa noite de sono ao fim do dia.
O maior prêmio dessas vitórias, a medalha de ouro, vem através de equilíbrio emocional, que é o maior diferencial dos grandes líderes. Somente quem tem equilíbrio emocional consegue inspirar os outros, sendo de fato uma liderança positiva. Por isso, antes de querer gerenciar pessoas, trabalhe para conquistar as suas vitórias diárias, se tornando cada vez melhor do que a pessoa mais importante que você lidera, você mesmo.
Pense rápido, quantas pessoas você conhece que são equilibradas emocionalmente? Seguramente são pessoas que temos prazer de estar por perto e que nos trazem paz e vontade de melhorar em tudo que fazemos e praticamos. E pessoas em quem confiamos.
No lado oposto temos os desequilibrados, aqueles que fugimos e evitamos. E quando não podemos evitar, muitas vezes por uma questão hierárquica, essas pessoas nos causam um enorme desgaste emocional. A maior causa de burnout é relacionamento com gestor desequilibrado ou sem valores morais, sabia?
Tenha isso em mente quando entra em contato com alguém, especialmente com quem você lidera. A sua responsabilidade é imensa, seu equilíbrio emocional é fonte de felicidade, você é do bem, sua liderança é para os outros, não pelos outros. Bem disse o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, “a porta da felicidade só se abre pra fora”.
Não somos santos, mas ainda assim devemos tentar seguir o propósito de vida de Irmã Dulce: “Se preocupe sempre com uma coisa: quem entrar em contato com você, que saia melhor do que entrou”.
Isso! Através da sua liderança, da sua influência, crie campeões que conquistam as três vitórias diárias e que dormem em paz. E com certeza serão pessoas muito melhores no trabalho e na vida. Primeiro na vida, hein?! Líderes do bem sabem que a pessoa realizando um trabalho é sempre mais importante do que o trabalho que ela está realizando. Sempre!!!
Sejamos todos líderes olímpicos, daqueles que conquistam três vitórias diariamente.
Mais uma dica de leitura: Optimal - Como atingir o desempenho máximo nas equipes e na liderança. Daniel Goleman e Cary Cherniss. Editora Objetiva.
Leonel Andrade é mentor, palestrante e articulista do NeoFeed. Atuou por 40 anos no mundo corporativo, tendo sido por duas décadas CEO de empresas como Losango, Credicard, Smiles e CVC Corp. Foi também conselheiro de Vibra e Redecard, sempre reconhecido pela sua liderança, formação de times e desenvolvimento de executivos.